Dia dos Namorados: E-commerce Cresce e Número de Pedidos Deve Atingir 16 Milhões
MARKETING
Redação
6/11/20242 min read
No início de junho, o Dia dos Namorados impulsiona as vendas do varejo, tanto físico quanto digital. De acordo com dados da ABComm, a expectativa de faturamento é de R$ 7,5 bilhões, um aumento de 3% em comparação a 2023, que registrou R$ 7,24 bilhões.
Também conhecido como San Valentim, o Dia dos Namorados oferece oportunidades de vendas, promoções e a construção de relacionamentos duradouros com os clientes. É essencial tomar cuidados especiais para garantir a integridade e a qualidade dos produtos entregues. As marcas precisam planejar suas operações para assegurar a entrega no prazo correto, a tempo das comemorações da data.
Em 2023, os consumidores gastaram uma média de R$ 469,83. Para 2024, espera-se uma ligeira queda nos gastos, com um ticket médio estimado em R$ 468,47, conforme a ABComm. No entanto, o número de pedidos deve continuar alto, com uma previsão de 16 milhões, um aumento de 5% em relação a 2023.
Anderson Gonçalves, gerente de novos canais de vendas da Cacau Show, destaca a importância de estar preparado para a data: “observamos um fortalecimento do segmento digital e da relevância desta data comemorativa. Diferentemente de outros períodos sazonais, o Dia dos Namorados tende a gerar um volume maior de vendas muito próximo da data.”
Para se destacar Além dos dados e expectativas, as marcas devem investir em estratégias de vendas e planejamento. Gonçalves acrescenta que, “no ano passado, observamos um aumento significativo nas compras de última hora, o que impulsionou os canais de delivery. Esse comportamento provavelmente foi influenciado pelo fato de que a data caiu numa segunda-feira, afetando a dinâmica das compras.”
Fernando Moulin, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente, sugere que as empresas devem focar no fortalecimento do relacionamento com o cliente, promoções exclusivas e ações de fidelização, como combos ou pacotes específicos para a data. “Uma estratégia interessante é diferenciar-se, evitando investimentos em mar aberto, que são caros. O principal é estar preparado para atender o cliente em todos os canais,” completa Moulin.
O sucesso do e-commerce No e-commerce, Lucas Castellani, fundador e CEO da Cartpanda, e Thiago Amarante, CEO da Suri, destacam alguns elementos essenciais para o sucesso das vendas:
Segmentação do público-alvo
Campanhas de comunicação prévias
Comunicação personalizada
Promoções exclusivas
Navegação simples e clara na loja online
Diferentes métodos de pagamento
Checkout transparente
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) afirma que cerca de 61% dos consumidores brasileiros planejam presentear alguém no Dia dos Namorados. Em 2023, as categorias mais populares foram celulares e smartphones (+29%), bolsas e mochilas (+21%), entretenimento (+13%) e mídia (+9%).
Concluindo, Anderson Gonçalves reforça a necessidade de preparação para entregas rápidas e a importância do relacionamento com o cliente: “É uma data muito importante, pois é a última data forte do primeiro semestre para os varejistas.”
Fonte: E-Commerce Brasil
Leia também
CNPJ 22.141.431.0001/00
Apoio Institucional


Automação Marketing


CRM


Consultoria Tributária


Pagamentos


SEO


Logística


Financeiro


Software Gestão


Contabilidade


Importador


Tecnologia


CRM


Dados e Automação


Pagamentos


Soluções em Frete


Pagamentos


Agência


Logística
EXPOSITOR


Marketplace


Busca Inteligente


Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO


Plataforma


ERP


Plataforma


Contabilidade


CRM Atendimento


Agência


SEO




Plataforma
Tecnologia




Agência
ERP


Logística






Plataforma
Ensino
Agência


Marketplace






CRM Atendimento
ERP
Integrador


Agência


Afiliados
Consultoria




Integrações SAP


Assessoria em Comércio Exterior


Integrador


Consultoria


Logística


Pagamentos


Posta Já








Antifraude
Agência
Plataforma
Integrador






CRM WhatsApp
Plataforma
Logística


Provador Virtual




Tecnologia
Agência




Software logístico
Software Gestão




Ensino
ERP
Agência
Agência
Gestão
Chatbot








Agência
Agência
Pagamentos
Plataforma








Software logístico
Agência






Assessoria


Marketplace






Agência
Agência
Consultoria