

| Canal oferecido por:
Estratégias de e-commerce para maximizar o faturamento em datas comemorativas
FÁTIMA BANA
Colunista
5/6/20253 min read


Por: Fátima Bana
Executiva de marketing e negócios com mais de 15 anos de experiência, Fundadora e Líder da empresa Rent a CMO. Possui experiência no Brasil, América Latina e mercado da Europa, EUA e China, sendo especialista e certificada em ESG por Harvard e Membro da Comissão de startups e scale-ups do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Mestre em Comportamento Digital de Consumo pela Universidade da Califórnia – USA e Doutoranda pelo MIT/USA, cursando PHD em Comportamento de consumo integrado a Inteligência Artificial. É ainda pós-graduada em Neuropsicologia, Especialista em Neuromarketing e Aprendizagem pela São Camilo e Einstein de São Paulo, e certificada em Neurofeedback pelo BTI Brasil.
Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday...essas são só algumas datas que impulsionam a movimentação de vendas online, e muitas vezes, representam um aumento significativo no faturamento das lojas virtuais.
Com a crescente tendência de compras online, saber aplicar as estratégias certas nestes períodos, não só impulsionam as vendas, como fortalece o relacionamento das marcas com seus consumidores.
Em 2024, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 16% nas vendas online, o maior do mundo. E, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) a projeção de faturamento para o setor em 2025 é de R$ 234,9 bilhões.
Com isso em vista, irei explorar aqui as melhores estratégias para planejar e executar uma campanha bem-sucedida com o objetivo de dobrar o faturamento. Portanto, minha primeira dica é fazer um Business Plan para ações de marketing maiores. E planeje mesmo! Não jogue dinheiro fora, testes são ótimos, mas planejamento com testes é muito melhor.
· Conheça seu público-alvo:
Antes de qualquer estratégia, é crucial entender seu público-alvo. Utilize dados de análise de mercado e comportamento do consumidor para segmentar seus clientes e criar ofertas personalizadas que atendam às suas necessidades e desejos específicos.
· Negocie com seus fornecedores e proporcione ofertas irresistíveis ao consumidor:
Crie ofertas exclusivas e atrativas para a data em questão. É hora de pensar cross-sell, sell in e sell out. Descontos especiais, promoções de "compre um e leve outro", brindes e frete grátis são exemplos de táticas que podem chamar a atenção do público e incentivá-los a realizar compras.
· Landing Page dedicada:
Não existe ação sem pagina digital dedicada. Crie uma landing page dedicada a data que será trabalhada, divulgando as ofertas, produtos em destaque e informações relevantes. Uma página de destino bem projetada e otimizada pode aumentar a conversão de visitantes em compradores.
· E-mail marketing estratégico:
Utilize o e-mail marketing para comunicar suas ofertas aos clientes. Envie e-mails personalizados, com antecedência, para criar expectativa e, posteriormente, para lembrar os clientes sobre a data especial.
· Redes sociais e anúncios online:
Aproveite as redes sociais para divulgar suas promoções e alcançar um público mais amplo. Anúncios pagos nas plataformas de mídia social podem ser direcionados especificamente para o público que você deseja atingir. Comece com pelo menos de 20 a 30 dias de antecedência.
· Parcerias estratégicas:
Colabore com influenciadores ou outras marcas relevantes para aumentar a visibilidade da sua campanha. Isso pode atrair novos clientes e expandir sua base de consumidores.
· Chatbots e atendimento ao cliente:
Prepare-se para o aumento do tráfego com chatbots eficientes e um atendimento ao cliente ágil. Responder prontamente às dúvidas dos consumidores pode influenciar positivamente sua decisão de compra.
· Gamificação:
Integre elementos de gamificação à sua campanha. Crie desafios, quizzes ou sorteios que envolvam os clientes e os incentivem a participar da data especial.
· Retargeting:
Perder aquele cliente que já comprou? Jamais! Use estratégias de retargeting para alcançar os consumidores que visitaram seu site, mas não finalizaram a compra. Lembre-os das ofertas e incentive-os a retornar e concluir a transação.
· Análise de dados:
Monitore constantemente o desempenho da sua campanha usando ferramentas de análise. Avalie métricas como taxa de conversão, ticket médio e tráfego para ajustar suas estratégias em tempo real.
Ao conhecer seu público-alvo, criar ofertas atraentes, utilizar ferramentas de marketing digital eficazes e garantir uma experiência de compra excepcional, as empresas podem dobrar seus resultados nesses períodos.
As datas comemorativas são oportunidades valiosas para os e-commerces, a combinação de estratégias personalizadas, criatividade e análise de dados é a chave para maximizar o faturamento e obter o sucesso desejado.
Leia também
Site criado por SNOW - CNPJ 22.141.431.0001/00
Apoio Institucional


SEO


Agência


ERP


CRM Atendimento


Agência


Integrador


CRM Atendimento


Plataforma


Agência


Plataforma


Integrador


Logística


Dados e Automação


Pagamentos


Soluções em Frete


Pagamentos


Consultoria Tributária


Integrador
EXPOSITOR


Pagamentos


Busca Inteligente


Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO


Plataforma


Agência


ERP


Plataforma


Marketplace


Plataforma


Bpo Financeiro


Software Logístico




Antifraude
CRM WhatsApp




Agência
Plataforma


Logística






Agência
Agência
Importadora


Marketplace






Pagamentos
Agência
Agência


Agência


Contabilidade
E-mail Marketing




Software Gestão


ERP


Consultoria


Agência


Software Logístico


SEO


Consultoria








Marketplace
Agência
Financeiro
Provedor Virtual