Google Revoluciona Plataforma de Compras com IA para Melhorar a Experiência do Usuário

TRÁFEGO PAGO

Redação

10/23/20242 min read

smartphone showing Google site
smartphone showing Google site

O Google está lançando uma versão reformulada do Google Shopping, impulsionada por inteligência artificial (IA), com o objetivo de simplificar a experiência de compras online para os usuários. Essa transformação, que será implementada nas próximas semanas nos Estados Unidos, aproveita o vasto Google Shopping Graph, com uma base de 45 bilhões de produtos, e os modelos Gemini para otimizar a forma como os consumidores pesquisam e compram.

A nova plataforma visa não só facilitar a busca por produtos, mas também personalizar a experiência de cada usuário. Um dos principais destaques é a página inicial personalizada, que sugere produtos e vídeos compráveis com base nos hábitos e preferências individuais de compra. Isso permite que o consumidor continue sua jornada de pesquisa ao longo do tempo, tornando a navegação mais intuitiva e prática.

Além disso, o Google Shopping reformulado inclui ferramentas avançadas para comparação de preços, rastreamento de produtos e uma página de ofertas personalizada, focada em mostrar promoções relevantes para cada usuário. Essas inovações são parte da visão do Google de tornar a experiência de compras mais eficiente e agradável, utilizando a IA para apresentar opções de forma rápida e precisa.

Transformação com Inteligência Artificial

Lilian Rincon, vice-presidente de produtos de consumo do Google Shopping, destacou, durante uma coletiva de imprensa com o portal PYMNTS, que a reformulação do Google Shopping visa atender às necessidades dos consumidores modernos por meio da personalização e da IA generativa. “Sabemos que as compras são pessoais, e foi isso que criamos com nosso feed. A personalização pode criar categorias com base em suas compras recentes. Achamos que isso resolve problemas reais dos consumidores”, explicou Rincon.

Com a IA desempenhando um papel central, a plataforma será capaz de oferecer resumos gerados automaticamente para ajudar os usuários a encontrar os produtos mais relevantes de maneira mais rápida. Por exemplo, uma pesquisa por “jaqueta de inverno masculina para Seattle” apresentará recomendações específicas para as condições climáticas da cidade. Além disso, filtros ajudarão a refinar as buscas de acordo com critérios como tamanho e disponibilidade do produto.

Ferramentas e Feedback

Embora a funcionalidade seja rotulada como “experimental”, o Google encoraja o feedback dos usuários para aprimorar ainda mais a plataforma. A nova experiência de compras pode ser acessada pela aba “Shopping” no Google Search ou diretamente no site shopping.google.com.

Sean Scott, vice-presidente e gerente geral de consumo do Google Shopping, também comentou sobre a nova página de ofertas personalizada, que promete facilitar a descoberta de promoções. “O novo Google Shopping não apenas inclui ferramentas para encontrar ofertas, mas também uma nova página dedicada e personalizada de ofertas, onde você pode navegar pelas promoções disponíveis para você — basta clicar no link ‘Ofertas’ no topo da sua página para explorar”, detalhou Scott.

Fonte: Ecommerce Brasil

Leia também