Mais de 70% dos brasileiros desistem de compras online por insatisfação com a experiência no site ou app
GESTÃOTRÁFEGO PAGO
Redação
9/13/20242 min read
De acordo com uma pesquisa da Akamai, empresa especializada em serviços de computação em nuvem e segurança cibernética, 77% dos brasileiros abandonam suas compras online devido a problemas relacionados à experiência no site ou aplicativo. As desistências são mais comuns em compras no valor entre R$101 e R$200.
Entre os principais motivos de frustração, 24% dos consumidores citaram a falta de imagens ou descrições detalhadas dos produtos. Outros 22% apontaram a desconfiança nos métodos de pagamento oferecidos, enquanto 21% destacaram a ausência de selos de segurança como causa do abandono. Fatores como lentidão ou travamento do site (20%), preocupação com roubo de dados pessoais (20%) e excesso de anúncios (20%) também foram listados como razões significativas.
Além disso, 17% dos entrevistados relataram dificuldades na navegação por dispositivos móveis, e 14% se queixaram de serem redirecionados a páginas externas ao final da compra. Para 13% dos consumidores, o processo de login ou cadastro exigindo muitas informações foi um fator desmotivador, enquanto 9% lamentaram a falta de opções para login via redes sociais.
A pesquisa revelou que a segurança digital é um dos aspectos mais críticos para quem compra online:
Para 58% dos consumidores, a principal forma de garantir confiança em uma compra é saber que estão navegando no site oficial da marca. Já a segurança dos dados do cartão de crédito é uma preocupação para 54% dos entrevistados. Além disso, 40% afirmaram que não voltariam a comprar em um site que já sofreu incidentes de segurança, mesmo após medidas corretivas.
Os maiores medos dos consumidores incluem o risco de invasão da conta bancária (35%) e clonagem do cartão de crédito (31%). A preocupação com o vazamento de senhas é significativa para 93% dos entrevistados, enquanto 89% temem a exposição de seus dados de CPF.
Outro dado importante é que 70% dos usuários revisam as políticas de privacidade e segurança antes de compartilhar suas informações em plataformas online. No entanto, 48% dos consumidores acreditam que as empresas ainda não estão suficientemente preparadas para enfrentar ameaças cibernéticas.
A experiência de compra no ambiente digital vai além da conveniência: segurança e proteção contra fraudes são essenciais para conquistar a confiança do consumidor. Para isso, as empresas precisam investir em segurança robusta, desde a proteção de dados pessoais até protocolos de pagamento seguros. “É fundamental criar um ambiente digital seguro e transparente, onde os consumidores se sintam protegidos em todas as etapas da compra, seja na proteção de dados ou na oferta de canais de suporte eficientes”, afirma Helder.
O estudo, intitulado “Panorama das Compras Online no Brasil: Preferências dos Consumidores e Vulnerabilidades”, foi realizado no primeiro semestre de 2024 com mais de 900 participantes por meio de um painel online, oferecendo insights sobre os comportamentos e desafios enfrentados pelos consumidores nas compras online.
Fonte: Ecommerce Brasil
Leia também
CNPJ 22.141.431.0001/00
Apoio Institucional


Automação Marketing


CRM


Consultoria Tributária


Pagamentos


SEO


Logística


Financeiro


Software Gestão


Contabilidade


Importador


Tecnologia


CRM


Dados e Automação


Pagamentos


Soluções em Frete


Pagamentos


Agência


Logística
EXPOSITOR


Marketplace


Busca Inteligente


Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO


Plataforma


ERP


Plataforma


Contabilidade


CRM Atendimento


Agência


SEO




Plataforma
Tecnologia




Agência
ERP


Logística






Plataforma
Ensino
Agência


Marketplace






CRM Atendimento
ERP
Integrador


Agência


Afiliados
Consultoria




Integrações SAP


Assessoria em Comércio Exterior


Integrador


Consultoria


Logística


Pagamentos


Posta Já








Antifraude
Agência
Plataforma
Integrador






CRM WhatsApp
Plataforma
Logística


Provador Virtual




Tecnologia
Agência




Software logístico
Software Gestão




Ensino
ERP
Agência
Agência
Gestão
Chatbot








Agência
Agência
Pagamentos
Plataforma








Software logístico
Agência






Assessoria


Marketplace






Agência
Agência
Consultoria