Preocupação com Fraudes Online Cresce: 71% dos Consumidores Estão Apreensivos
GESTÃO
Redação
8/18/20241 min read
Uma pesquisa da Serasa Experian revelou que a preocupação com fraudes online está em alta entre os consumidores. De acordo com o levantamento, 71% dos entrevistados expressaram receio em relação à segurança no ambiente digital, o que tem levado 86% deles a priorizarem marcas que consideram seguras na hora de fazer compras. Além disso, 62% dos consumidores afirmaram estar dispostos a pagar mais por produtos de empresas que oferecem maior proteção contra fraudes.
A crescente conscientização sobre a cibersegurança tem transformado a confiança em um fator crucial na decisão de compra. Caio Rocha, diretor de produtos de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian, destaca que essa tendência reforça a importância da segurança online para os consumidores, especialmente diante de golpes como o uso indevido de cartões de crédito por terceiros.
A pesquisa também apontou que 13 atividades são as mais comuns no ambiente online, das quais nove envolvem transações financeiras. Os métodos de pagamento mais utilizados são o cartão de crédito (79%) e o Pix (69%). No entanto, a pesquisa alerta para o fato de que 21% dos entrevistados já emprestaram seus dados pessoais para terceiros, um comportamento que pode aumentar os riscos de fraude.
Para atender às expectativas dos consumidores e proteger suas operações, as empresas devem investir em tecnologias de segurança avançadas e práticas transparentes de privacidade. A pesquisa também evidenciou que os consumidores estão adotando medidas de proteção, como a criação de senhas fortes e a verificação em duas etapas, para se protegerem contra fraudes.
A conscientização sobre a segurança de dados é essencial, tanto em nível individual quanto coletivo, e exige uma vigilância constante por parte dos consumidores e das empresas.
Fonte: E-Commerce Brasil