Transformações no Consumo na América Latina: Impacto do Envelhecimento Revelado por Estudo da Kantar

TRÁFEGO PAGO

Redação

3/29/20241 min read

man in chair with table beside coffee
man in chair with table beside coffee

O estudo Consumer Insights Q4 2023, conduzido pela Kantar, revela que o envelhecimento da população latino-americana está provocando mudanças significativas nos padrões de consumo na região. Observa-se um aumento da presença de baby boomers e millennials entre os compradores de bens não duráveis na América Latina.

Em relação aos hábitos de compra, os consumidores mais velhos tendem a fazer compras com uma frequência média de 3,8 vezes por semana, adquirindo em média 6,5 unidades por viagem. Embora a renda aumente com a idade, o gasto desse grupo é menor.

Por outro lado, os adultos com até 34 anos e dois filhos apresentam um poder de compra substancialmente menor, com 63% deles pertencendo a estratos socioeconômicos mais baixos. Consequentemente, a frequência de compra (3,6 vezes) e os gastos em supermercados são inferiores entre os membros dessa geração.

As preferências de compra também divergem entre essas duas categorias. Enquanto os millennials alocam 13% de seus gastos totais em produtos de higiene, os baby boomers direcionam 8% de seu orçamento para laticínios e bebidas.

O estudo destaca uma mudança demográfica na região, evidenciada pela predominância de idosos com mais de 65 anos desde 2018, impactando diretamente a dinâmica do consumo.

Marcela Botana, diretora de Desenvolvimento de Mercado da Kantar para América Latina, contextualiza: "É importante lembrar que, embora estejamos nos aproximando das economias desenvolvidas em termos de taxas de natalidade e expectativa de vida, ainda enfrentamos uma disparidade econômica significativa. Apesar dos avanços dos últimos 30 anos, nosso PIB continua sendo apenas um quarto do da Europa. Como resultado, a América Latina é uma das primeiras regiões do mundo a lidar com o envelhecimento da população sem ter alcançado o status de economia desenvolvida, o que traz desafios e oportunidades únicos".

Fonte: Ecommerce Brasil

Leia também