

| Canal oferecido por:
2025 - Ano novo, Era nova
LUIZ TARDELLI
Colunista
2/2/20253 min read


Por: Luiz Tardelli
Fundador e CEO da Getbots, empresa especializada em marketing conversacional com chatbots e assistentes virtuais. Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, digital, comunicação e negócios, atuou em empresas como Crane, Agência Mestre, IProspect, IG, Brasil Telecom e SBT. Foi finalista de premiações como o Prêmio Digital 2019 e o Prêmio ABCOMM (2018, 2019 e 2020). Além de empreendedor, Luiz é investidor e mentor de startups, jurado do Prêmio ABEMD na categoria Call Center e Contact Center, e embaixador de iniciativas sociais, como Mulheres no E-Commerce e Liga Digital, promovendo inclusão e capacitação no mercado digital. Seu compromisso vai além dos negócios, impactando o setor e a sociedade.
Já dizia um provérbio chines “Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.”
O ano de 2025 não poderia começar de outra forma: animado e empolgante para a indústria de Inteligência Artificial, e naturalmente seus impactos.
Este artigo torna-se relevante para profissionais e gestores de negócios, seja sua posição em uma empresa SA ou seja em um negócio no estágio inicial. E claro, recomendo também para quem deseja compreender o que está acontecendo com este novo capítulo da indústria.
Deep Seek - ao que tudo indica, parece ser um novo grande competidor de LLM global. Assim como aconteceu no passado com a Open AI, o lançamento está dividindo opiniões mundo afora. Sejam elas baseadas em questões políticas, sejam elas baseada nas finanças ou até mesmo por avaliações técnicas, ponto que desejo focar.
Primeiras Impressões
Visão de negócios
Liderando as discussões recentes, o DeepSeek parece ser um novo e relevante competidor no mercado de modelos de linguagem de grande escala (LLMs). Oficialmente lançada em 25 de outubro de 2023, a companhia ganhou notabilidade global em janeiro deste ano (2025), impulsionada por uma série de anúncios que impactaram os mercados financeiros. Suas primeiras impressões têm sido majoritariamente positivas, incluindo elogios por parte de rivais.
Visão técnica
Na minha visão ainda é muito impreciso e prematuro tirar conclusões sobre a performance do modelo disponível. Globalmente, desenvolvedores e comunidades da indústria já estão a todo vapor testando o modelo e o colocando à prova de fogo. Acompanhando os movimentos, noto que existem pessoas do lado que gostaram do novo modelo e vão apostar nele, assim como nota-se pessoas que não gostaram dos resultados iniciais apresentados e vão esperar mais tempo para utilizá-lo. A resposta mais sensata para o momento é: Cautela, continue avaliando para definir qual estratégia adotar e que esteja mais alinhada ao seu negócio. Vale ressaltar que você faça testes utilizando dados não sensíveis e/ou que exponha sua estratégia. Assim como foi feito anos atrás com outros players do mercado.
DeepSeek veio para ficar?
Para isolar opiniões sobre a companhia, vamos focar em um ponto interessante da história: A provocação que sua chegada traz. Começando pelo fato de tornar seu código aberto para qualquer pessoa no mundo possa colaborar e evoluir o setor. Já parou para pensar na indústria que acaba de se criar a partir disso? Quantos novas oportunidades de empregos, empresas e negócios serão possíveis a partir dessa mudança. O mundo se torna mais igualitário (no sentido de qualquer pessoa com acesso ao código possa estudá-lo, utilizá-lo e evoluir) e competitivo (novos modelos de negócios).
Ponto fundamental nesta história toda é - Sua empresa precisa impreterivelmente formular uma equipe de IA.
Estamos diante de um marco histórico! E isso não pode passar despercebido.
Ainda que muitas empresas ao redor do mundo já estejam adotando a inteligência artificial, em geral, isso ocorre de forma complementar em seus departamentos. Com o início desta nova era, torna-se imprescindível criar um departamento dedicado, capaz de tratar o tema de forma consistente e estratégica. Afinal, o volume de aplicações de IA nativas crescerá rapidamente, impulsionado por bilhões de dólares em investimentos previstos para os próximos cinco anos.
Vale deixar uma dica final por aqui, independente de qual player você adotará, avalie os seguintes aspectos: Utilização, Visão da companhia, Fundamento, Performance, Financeiro.
Utilização: Qual a finalidade de uso? geração de conteúdos, análise de dados, predição de dados,
Fundamento: Qual a base conceitual e técnica do LLM que pretende adotar?
Performance: Faça testes entre tecnologias e compare os resultados.
Financeiro: Entenda os custos envolvidos na sua operação. Lembre-se, toda operação precisa ser sustentável e gerenciável.
Leia também
CNPJ 22.141.431.0001/00
Apoio Institucional


Automação Marketing


CRM


Consultoria Tributária


Pagamentos


SEO


Logística


Financeiro


Software Gestão


Contabilidade


Importador


Tecnologia


CRM


Dados e Automação


Pagamentos


Soluções em Frete


Pagamentos


Agência


Logística
EXPOSITOR


Marketplace


Busca Inteligente


Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO


Plataforma


ERP


Plataforma


Contabilidade


CRM Atendimento


Agência


SEO




Plataforma
Tecnologia




Agência
ERP


Fulfillment






Plataforma
Ensino
Agência


Marketplace






CRM Atendimento
ERP
Integrador


Agência


Afiliados
Consultoria




Integrações SAP


Assessoria em Comércio Exterior


Integrador


Consultoria


Logística


Pagamentos


Posta Já








Antifraude
Agência
Plataforma
Integrador






CRM WhatsApp
Plataforma
Logística


Provador Virtual




Tecnologia
Agência




Software logístico
Software Gestão




Ensino
ERP
Agência
Agência
Gestão
Chatbot








Agência
Agência
Pagamentos
Plataforma








Software logístico
Agência






Assessoria


Marketplace






Agência
Agência
Consultoria