70% das Empresas Utilizam WhatsApp em suas Estratégias de Marketing, Revela Pesquisa

TRÁFEGO PAGO

Redação

8/5/20242 min read

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O WhatsApp tornou-se indispensável para os brasileiros, tanto em relações pessoais quanto comerciais. De acordo com o Panorama de Marketing e Vendas 2024, conduzido pela RD Station, pelo menos 70% das empresas brasileiras utilizam o WhatsApp, um aumento de 10% em relação a 2023.

Além disso, 70% das empresas relataram que o WhatsApp é o canal com maior taxa de sucesso no contato com leads, seguido por visitas presenciais (32%) e telefone (31%).

WhatsApp: A Ferramenta Predileta para Marketing e Vendas

“O WhatsApp está presente em 99% dos smartphones dos brasileiros, conforme a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Esse cenário impulsiona o crescimento exponencial do uso de estratégias conversacionais por profissionais de marketing e vendas. Como um canal versátil, o WhatsApp oferece altas taxas de sucesso e diversas oportunidades, sendo útil desde a captação de leads, nutrição desses contatos até o follow-up de vendas e pós-venda”, destaca Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

Modelos de Negócios

As empresas B2C são as que mais utilizam o WhatsApp para comunicação e vendas (72%), comparadas a 61% das empresas B2B. Entre as empresas que não usam a ferramenta, 31% alegaram falta de conhecimento para seu uso estratégico.

“Esses dados podem ser explicados por diversos fatores, como a natureza das interações, foco no cliente, maturidade do mercado e busca por vantagem competitiva. Empresas que ainda não utilizam a comunicação conversacional, sejam B2B ou B2C, devem considerar os benefícios dessa abordagem, como a construção de relacionamentos de confiança e longo prazo com os clientes, proporcionando informações, suporte e valor contínuo”, explica Brandão.

Diversidade de Funcionalidades

Devido à sua acessibilidade, as empresas utilizam o WhatsApp de várias formas, desde o envio manual de mensagens individuais até listas de transmissão (45%).

Outras formas de uso incluem:

  • Captação de leads via botão de WhatsApp (44%);

  • Captação de leads via anúncio de mídia paga (39%);

  • Esforço manual em 56% dos casos.

Os lojistas também apontaram dificuldades em medir resultados (43%) e falta de engajamento da base engajada (35%).

“Apesar do crescimento no uso do WhatsApp, ainda há muitas oportunidades, especialmente na automação de tarefas repetitivas e manuais, como responder a perguntas frequentes, enviar mensagens de boas-vindas e acompanhar pedidos. Automatizar essas tarefas libera tempo para que a equipe se concentre em atividades mais complexas e estratégicas, resultando em um atendimento mais rápido e eficiente, reduzindo o tempo de espera e aumentando a satisfação dos clientes. Além disso, é crucial integrar essas automações com outras ferramentas utilizadas pela equipe, como chatbots e sistemas de atendimento, para garantir eficiência operacional e atender às necessidades da empresa de maneira oportuna”, conclui Brandão.

Fonte: E-commerce Brasil

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