70% das Empresas Utilizam WhatsApp em suas Estratégias de Marketing, Revela Pesquisa
TRÁFEGO PAGO
Redação
8/5/20242 min read
O WhatsApp tornou-se indispensável para os brasileiros, tanto em relações pessoais quanto comerciais. De acordo com o Panorama de Marketing e Vendas 2024, conduzido pela RD Station, pelo menos 70% das empresas brasileiras utilizam o WhatsApp, um aumento de 10% em relação a 2023.
Além disso, 70% das empresas relataram que o WhatsApp é o canal com maior taxa de sucesso no contato com leads, seguido por visitas presenciais (32%) e telefone (31%).
WhatsApp: A Ferramenta Predileta para Marketing e Vendas
“O WhatsApp está presente em 99% dos smartphones dos brasileiros, conforme a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Esse cenário impulsiona o crescimento exponencial do uso de estratégias conversacionais por profissionais de marketing e vendas. Como um canal versátil, o WhatsApp oferece altas taxas de sucesso e diversas oportunidades, sendo útil desde a captação de leads, nutrição desses contatos até o follow-up de vendas e pós-venda”, destaca Bernardo Brandão, CMO da RD Station.
Modelos de Negócios
As empresas B2C são as que mais utilizam o WhatsApp para comunicação e vendas (72%), comparadas a 61% das empresas B2B. Entre as empresas que não usam a ferramenta, 31% alegaram falta de conhecimento para seu uso estratégico.
“Esses dados podem ser explicados por diversos fatores, como a natureza das interações, foco no cliente, maturidade do mercado e busca por vantagem competitiva. Empresas que ainda não utilizam a comunicação conversacional, sejam B2B ou B2C, devem considerar os benefícios dessa abordagem, como a construção de relacionamentos de confiança e longo prazo com os clientes, proporcionando informações, suporte e valor contínuo”, explica Brandão.
Diversidade de Funcionalidades
Devido à sua acessibilidade, as empresas utilizam o WhatsApp de várias formas, desde o envio manual de mensagens individuais até listas de transmissão (45%).
Outras formas de uso incluem:
Captação de leads via botão de WhatsApp (44%);
Captação de leads via anúncio de mídia paga (39%);
Esforço manual em 56% dos casos.
Os lojistas também apontaram dificuldades em medir resultados (43%) e falta de engajamento da base engajada (35%).
“Apesar do crescimento no uso do WhatsApp, ainda há muitas oportunidades, especialmente na automação de tarefas repetitivas e manuais, como responder a perguntas frequentes, enviar mensagens de boas-vindas e acompanhar pedidos. Automatizar essas tarefas libera tempo para que a equipe se concentre em atividades mais complexas e estratégicas, resultando em um atendimento mais rápido e eficiente, reduzindo o tempo de espera e aumentando a satisfação dos clientes. Além disso, é crucial integrar essas automações com outras ferramentas utilizadas pela equipe, como chatbots e sistemas de atendimento, para garantir eficiência operacional e atender às necessidades da empresa de maneira oportuna”, conclui Brandão.
Fonte: E-commerce Brasil
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