A batalha do Grupo Pão de Açúcar para tornar seu e-commerce rentável
GESTÃO
Redação
7/21/20242 min read
Em um segmento altamente competitivo, o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) conseguiu elevar as vendas em 25% no primeiro trimestre e acelerar as entregas de perecíveis.
Na disputa pelo consumidor online, o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) está alcançando vitórias significativas no varejo alimentar. A rede de supermercados implementou uma série de estratégias para se diferenciar e tornar sua operação rentável nos canais digitais. No primeiro trimestre, as vendas pelo e-commerce cresceram 25,1%, atingindo R$ 503 milhões – o maior aumento dos últimos sete trimestres.
Os resultados indicam que o plano de recuperação do grupo, iniciado em 2022 para reverter as fracas vendas e melhorar o NPS (métrica de satisfação do cliente), está dando frutos.
A decisão de fechar os centros de distribuição (CDs) no final de 2022 e concentrar todos os pedidos digitais nas lojas físicas (estratégia conhecida como ship from store) foi crucial para o sucesso, segundo Rodrigo Poço, diretor-executivo de estratégias digitais do GPA. Isso permitiu à empresa acelerar as entregas. “Aproximamos o produto do cliente, o que antes não conseguíamos com a mesma velocidade. Era uma demanda clara dos clientes”, explicou o executivo.
Outra mudança que ajudou a elevar as receitas digitais do GPA foi oferecer um mix de produtos das lojas próximas à residência dos consumidores. Isso aumentou a participação de alimentos perecíveis no delivery, um dos principais diferenciais competitivos, segundo Poço. No primeiro trimestre, a participação de perecíveis nas vendas digitais aumentou para 34%, um crescimento de 6,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2023.
“Foi extremamente importante, pois já existe uma recorrência de compra. Percebemos que os clientes compram perecíveis conosco com muito mais frequência e acabam complementando a cesta de pedidos com outros itens, o que foi bastante importante para nós”, comentou Poço. “Quando estávamos no centro de distribuição, a participação de perecíveis era baixa, pois não havia o mesmo mix de produtos nem o mesmo frescor”.
Com entregas mais ágeis, chegando até de hora em hora, dependendo da região, o Grupo Pão de Açúcar formou equipes para trabalhar uma seleção de ofertas no aplicativo, com base nos produtos disponíveis nas lojas físicas. Em bandeiras premium, como o Pão de Açúcar, a estratégia é fidelizar clientes que frequentam as lojas também pelo aplicativo.
Desafios a caminho
No primeiro trimestre, o GPA abriu nove lojas no país, sete delas do Minuto Pão de Açúcar e duas do Mini Extra, modelos de mercado compacto. Em 12 meses, a rede expandiu com a abertura de 64 lojas, sendo 61 no formato proximidade: 53 do Minuto Pão de Açúcar, oito do Mini Extra e três do Pão de Açúcar.
Após os resultados operacionais positivos do trimestre, o Itaú BBA destacou em relatório que a maior penetração digital representou uma vantagem competitiva sólida para o GPA, embora o resultado financeiro da rede ainda seja um desafio para os próximos trimestres, segundo o banco.
O GPA encerrou o primeiro trimestre com prejuízo líquido das operações continuadas de R$ 407 milhões, acima da perda de R$ 319 milhões um ano antes, afetado principalmente pela adesão ao programa de quitação de débitos de ICMS com o Estado de São Paulo e por impairment (correção financeira) após a venda da sede administrativa da empresa.
Fonte: InfoMoney
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