A Dominância Contínua do Facebook na América Latina, Revela Estudo da YouGov

TRÁFEGO PAGO

Redação

3/19/20242 min read

iPhone X beside MacBook
iPhone X beside MacBook

O Facebook completou recentemente duas décadas de existência, consolidando-se como uma das principais empresas de tecnologia internacionalmente. De acordo com uma pesquisa do YouGov Global Profiles, é a rede social mais popular na América Latina entre os entrevistados. Segundo dados divulgados pela própria plataforma em 19 de janeiro, 76,9% de todos os entrevistados na região são usuários ativos do Facebook.

Esse uso generalizado tornou a América Latina um mercado-chave para a rede social. Os dados da Global Profiles também mostram que 15,8% dos entrevistados latino-americanos afirmaram passar mais de três horas por dia conectados à plataforma, um percentual estatisticamente superior à média internacional de 13,7% registrada pela pesquisa.

Análise do Uso Semanal Dos quatro países latino-americanos monitorados pela plataforma (Argentina, Brasil, Colômbia e México), o México destacou-se como o país onde a maioria dos usuários passa pelo menos alguns minutos na plataforma todas as semanas, até 18 de fevereiro. Enquanto isso, os colombianos, com uma maior probabilidade de passar entre uma e cinco horas por semana na plataforma, são o segundo grupo mais engajado.

Padrões de Uso Globalmente, os países monitorados têm usos semelhantes do Facebook, embora em períodos diferentes. Por exemplo, a comunicação com amigos e familiares é uma das atividades mais populares. No entanto, na Argentina e na Colômbia, apenas 61,8% e 65% dos usuários ativos do Facebook, respectivamente, identificaram essa como sua principal atividade na rede, números estatisticamente inferiores aos registrados no Brasil (71,1%) e no México (73,2%).

Além disso, uma parcela significativa dos usuários ativos do Facebook nos quatro países utiliza a plataforma para jogos, embora esse número seja estatisticamente menor na Argentina e na Colômbia.

Comparação com Outras Plataformas Os usuários ativos do Facebook na América Latina têm padrões de comportamento diferentes em comparação com os usuários de outras plataformas, como o TikTok. Os usuários do TikTok são mais propensos a preferir interagir online e a passar longos períodos na plataforma de vídeos. No entanto, esses usuários tendem a não acreditar na necessidade de limitar o tempo de uso por parte de seus filhos.

Perspectivas Futuras Apesar de sua dominância atual, não está garantido que o Facebook permanecerá como a principal rede social da América Latina indefinidamente. Dados do YouGov BrandIndex indicam sinais de enfraquecimento da rede social em dois mercados latino-americanos monitorados, com uma queda na Pontuação do Cliente, especialmente no Brasil.

Curiosamente, no Brasil, a queda na pontuação não é liderada pelos mais jovens, mas sim por usuários mais velhos, especialmente na faixa etária de 35 a 44 anos.

Matéria publicada originalmente em : E-commerce Brasil

Leia também