A Dominância Contínua do Facebook na América Latina, Revela Estudo da YouGov
TRÁFEGO PAGO
Redação
3/19/20242 min read
O Facebook completou recentemente duas décadas de existência, consolidando-se como uma das principais empresas de tecnologia internacionalmente. De acordo com uma pesquisa do YouGov Global Profiles, é a rede social mais popular na América Latina entre os entrevistados. Segundo dados divulgados pela própria plataforma em 19 de janeiro, 76,9% de todos os entrevistados na região são usuários ativos do Facebook.
Esse uso generalizado tornou a América Latina um mercado-chave para a rede social. Os dados da Global Profiles também mostram que 15,8% dos entrevistados latino-americanos afirmaram passar mais de três horas por dia conectados à plataforma, um percentual estatisticamente superior à média internacional de 13,7% registrada pela pesquisa.
Análise do Uso Semanal Dos quatro países latino-americanos monitorados pela plataforma (Argentina, Brasil, Colômbia e México), o México destacou-se como o país onde a maioria dos usuários passa pelo menos alguns minutos na plataforma todas as semanas, até 18 de fevereiro. Enquanto isso, os colombianos, com uma maior probabilidade de passar entre uma e cinco horas por semana na plataforma, são o segundo grupo mais engajado.
Padrões de Uso Globalmente, os países monitorados têm usos semelhantes do Facebook, embora em períodos diferentes. Por exemplo, a comunicação com amigos e familiares é uma das atividades mais populares. No entanto, na Argentina e na Colômbia, apenas 61,8% e 65% dos usuários ativos do Facebook, respectivamente, identificaram essa como sua principal atividade na rede, números estatisticamente inferiores aos registrados no Brasil (71,1%) e no México (73,2%).
Além disso, uma parcela significativa dos usuários ativos do Facebook nos quatro países utiliza a plataforma para jogos, embora esse número seja estatisticamente menor na Argentina e na Colômbia.
Comparação com Outras Plataformas Os usuários ativos do Facebook na América Latina têm padrões de comportamento diferentes em comparação com os usuários de outras plataformas, como o TikTok. Os usuários do TikTok são mais propensos a preferir interagir online e a passar longos períodos na plataforma de vídeos. No entanto, esses usuários tendem a não acreditar na necessidade de limitar o tempo de uso por parte de seus filhos.
Perspectivas Futuras Apesar de sua dominância atual, não está garantido que o Facebook permanecerá como a principal rede social da América Latina indefinidamente. Dados do YouGov BrandIndex indicam sinais de enfraquecimento da rede social em dois mercados latino-americanos monitorados, com uma queda na Pontuação do Cliente, especialmente no Brasil.
Curiosamente, no Brasil, a queda na pontuação não é liderada pelos mais jovens, mas sim por usuários mais velhos, especialmente na faixa etária de 35 a 44 anos.
Matéria publicada originalmente em : E-commerce Brasil
Leia também
CNPJ 22.141.431.0001/00
Apoio Institucional


Automação Marketing


CRM


Consultoria Tributária


Pagamentos


SEO


Logística


Financeiro


Software Gestão


Contabilidade


Importador


Tecnologia


CRM


Dados e Automação


Pagamentos


Soluções em Frete


Pagamentos


Agência


Logística
EXPOSITOR


Marketplace


Busca Inteligente


Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO


Plataforma


ERP


Plataforma


Contabilidade


CRM Atendimento


Agência


SEO




Plataforma
Tecnologia




Agência
ERP


Logística






Plataforma
Ensino
Agência


Marketplace






CRM Atendimento
ERP
Integrador


Agência


Afiliados
Consultoria




Integrações SAP


Assessoria em Comércio Exterior


Integrador


Consultoria


Logística


Pagamentos


Posta Já








Antifraude
Agência
Plataforma
Integrador






CRM WhatsApp
Plataforma
Logística


Provador Virtual




Tecnologia
Agência




Software logístico
Software Gestão




Ensino
ERP
Agência
Agência
Gestão
Chatbot








Agência
Agência
Pagamentos
Plataforma








Software logístico
Agência






Assessoria


Marketplace






Agência
Agência
Consultoria