

| Canal oferecido por:
A história é cíclica: É chegada a vez (de novo ) dos 45+?
LOURIVAL JUNIOR
Colunista
2/26/20255 min read


| Lourival Junior
Executivo Digital e Negócios, comerciante, programador Neuro-Linguístico e acima de tudo, curioso. Com mais de 25 anos de experiência no varejo e suas variações. Sócio diretor da Bee Digital Commerce, um Full commerce especializado em alavancagem e transformação digital de negócios, também atua como Conselheiro na Ezlogic Tecnologia, Apresentador e Conselheiro de Conteúdo no Ecommerce Brasil e Embaixador da Liga Digital. Um provocador e promotor de uma maior inclusão e capacitação no mercado digital e no desenvolvimento humano.
Página do Colunista
“A única coisa que nunca muda é que TUDO muda o tempo todo.”
Já repararam que essa frase ganha mais sentido a cada mês que passa? Diria mais, hoje em dia, a cada dia que passa corremos o sério risco de ver mudanças, e a solução de ontem pode não servir mais. O Nosso mercado digital lidera esse ritmo frenético de mutação, onde tendências surgem, desaparecem rapidamente, e as preferências dos consumidores mudam na velocidade de um clique. Seu comportamento de compra atual explodiu o funil de vendas tradicional que fomos acostumados/ doutrinados a entender e no meio dessa dinâmica toda, um ponto em particular tem me chamado a atenção a alguns meses. A volta do interesse nos profissionais 45+.
Já pensaram que essa geração é única na história? Pois foi a primeira a se formar como profissional em um mundo analógico e, posteriormente, precisar reaprender o que sabia quando o mundo digital apontou no horizonte. Forçados a ser early adopters, essa transição não apenas moldou suas habilidades como também lhes conferiu uma perspectiva valiosa sobre a evolução das tecnologias e das interações humanas. Mas para um mercado que até pouco tempo atrás disputava uma corrida insana para descobrir o próximo Unicórnio, vendo o dinheiro de investimento jorrar nas start ups e nos Labs por aí, parte dessa turma não acompanhou a velocidade desse movimento. Podemos citar uma miríade de explicações para isso, mas o fato é: Isso aconteceu. Alguns de nós viraram um corpo estranho nas organizações, que em alguns casos priorizou os mais jovens, nativos digitais que cresceram imersos em tecnologia e com uma velocidade espantosa de absorver tendências de tecnologia.
Agora cortem para 2025, para hoje... Alguns anos se passaram, e começamos a observar as empresas percebendo o valor real que os profissionais 45+ trazem para a mesa, especialmente se combinarem com o conhecimento digital, criatividade e vivência do novo comportamento do consumidor trazidos pelos mais novos.
A Ascensão da Geração Z e seu Impacto no mercado de trabalho digital
A Gen Z revolucionou o mercado e dita as tendências de consumo. têm uma influência notável sobre as decisões de compra, com cerca de 62% da população brasileira seguindo suas preferências. Uma geração que valoriza autenticidade, transparência e marcas alinhadas com seus valores sociais. O consumo de vídeos curtos e dinâmicos por exemplo é uma marca registrada e plataformas como TikTok e Reels do Instagram acabam sendo cruciais para engajá-los.
No mercado de trabalho valorizam locais de trabalho voltados para sustentabilidade ambiental e diversidade, buscam flexibilidade e propósito e possuem uma velocidade absurda para absorver inovações.
No entanto, já demonstram um alto nível de insatisfação no trabalho atual, com 68% planejando mudar de emprego em 2025. Tem preferência por trabalhos EAD e ambientes mais livres e leves, o que pode colidir com a realidade do trabalho tradicional, além de enfrentarem desafios, como dificuldades de interação social, impaciência e expectativas de curto prazo elevadas.
Óbvio que não podemos generalizar, mas some-se a isso o fato de estarmos experimentando uma “nova cultura” crescente. Um movimento de jovens dando o sangue para se tornar o novo viral e virar um influencer famoso, menos preocupados em acompanhar e entender o comportamento que eles mesmo criaram ou acharem uma oportunidade de trabalho nesse novo mercado digital corporativo. Os que se inserem, entram em um contexto marcado por uma economia que ainda enfrenta crise e incertezas, levando muitos a preferir empregos temporários, e é nesse ponto que a experiência dos profissionais 45+ se torna um contrapeso valioso.
A resiliência e experiência dos 45+ como Diferencial Estratégico
Profissionais com mais de 45 anos trazem consigo uma bagagem de experiência e maturidade que os tornam valorizadas num cenário como esse. Novamente e com o devido cuidado para não generalizar, muitos vivenciaram transformações econômicas e tecnológicas, desenvolveram habilidades de resolução de problemas complexos e possuem uma visão estratégica que pode fazer a diferença em um ambiente competitivo.
Além disso, trazem uma capacidade de comunicação e inteligência emocional que são essenciais para construir relacionamentos duradouros com clientes e liderar equipes multigeracionais. Alguém duvida da importância disso num mercado cada vez mais competitivo como o atual?
Uma combinação interessante: Equilibrando Gerações para o Sucesso
O desafio desse choque de gerações continua, e (incluo parte da Gen Y aqui) mas a pressão por resultados (que existe desde sempre), ganha protagonismo novamente após anos de injeção de investimentos financeiro no ambiente corporativo. Natural concordam? Quem investe dinheiro precisa enxergar claramente ao menos um horizonte de retorno. É aí que entra a combinação estratégica das habilidades da Geração Z com a experiência dos profissionais 45+. Equipes multigeracionais podem criar um ambiente mais dinâmico, onde diferentes perspectivas se complementam.
Enquanto os jovens trazem conhecimento das últimas tendências digitais, os profissionais mais experientes oferecem sabedoria para decisões estratégicas, construção de relacionamentos e sangue frio para trafegar num ambiente pressionado por resultados.
Um Recado aos Profissionais 45+: Hora de aprender truques novos
Se você é um profissional com mais de 45 anos buscando se recolocar no mercado digital, este é o momento ideal! Mas faça valer o + desse rótulo.
45+ “O QUE”?
Sua experiência é valiosa, mas é fundamental estar aberto a estudar, aprender e se atualizar constantemente, e por constantemente entenda TODO SANTO DIA. Atualize-se, amplia o seu cinto de utilidades, aprimore os seus truques antigos, conheça novos truques. Faça cursos de marketing digital, leia, familiarize-se com novas ferramentas, entenda a dinâmica desse novo funil de vendas, ande de mãos dadas com a IA e por favor, COMPARTILHE SEU CONHECIMENTO de peito aberto.
Resumindo:
* O mercado digital começa a valorizar novamente tanto a inovação da Geração Z quanto a experiência dos profissionais 45+.
* Equipes multigeracionais são tendem a ser mais dinâmicas e eficientes.
* Profissionais Gen Z precisam se abrir a ouvir a experiência de quem já errou, quebrou a cara, colheu os aprendizados e começou de novo.
* Profissionais 45+ precisam se atualizar para acompanhar cheia de conhecimentos digitais e nativa em tecnologia
* A combinação de experiência e conhecimento digital pode ser uma fórmula de sucesso, criando uma mentoria mútua.
Alguns estudiosos afirmam que a história se mostra cíclica. Então meu caro 45+, o mercado volta a sorrir para você e uma das perguntas que deixo como provocação aqui é:
Como ele vai te encontrar?
Independente da geração que você leitor esteja inserido, quero saber sua opinião sobre isso tudo, compartilhe aqui com todos e vamos continuar nos provocando.
Leia também
Site criado por SNOW
Apoio Institucional


SEO


Agência


ERP


CRM Atendimento


Agência


Integrador


CRM Atendimento


Plataforma


Agência


Plataforma


Integrador


Logística


Software Logístico


Agência


Soluções em Frete


Pagamentos


Consultoria Tributária


Integrador
EXPOSITOR


Pagamentos


Busca Inteligente


Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO


Plataforma


Agência


ERP


Plataforma


Marketplace


Plataforma


Bpo Financeiro


Software Logístico




Antifraude
CRM WhatsApp




Agência
Plataforma


Logística






Agência
Agência
Internet


Marketplace






Pagamentos
AGÊNCIA
Agência


Agência


ERP
ERP




Pagamentos