Alterações no preço das mensagens em massa do WhatsApp Business API podem impactar pequenas e médias empresas

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Redação

6/3/20231 min read

No dia 1º de junho, o WhatsApp Business API anunciou mudanças nas tarifas cobradas por mensagens em massa enviadas por empresas. Essa modificação tem levado especialistas a recomendarem uma reavaliação do uso dessa ferramenta na comunicação com os clientes. De acordo com a empresa, os valores serão divididos em quatro categorias de mensagens:

  1. Mensagens de Marketing: de US$ 0,05 para US$ 0,06;

  2. Mensagens de Pós-venda: de US$ 0,05 para US$ 0,03;

  3. Autenticação: de US$ 0,05 para US$ 0,03;

  4. Mensagens de Atendimento: mantêm o valor anterior de US$ 0,03.

Mudança na política de cobrança das mensagens no WhatsApp Business

Anteriormente, as mensagens enviadas através do WhatsApp API eram tarifadas com base em quem iniciava a conversa: o cliente ou a empresa. Portanto, se o cliente fosse o primeiro a enviar uma mensagem, a empresa tinha um custo de US$ 0,03 para responder. Por outro lado, se a empresa iniciasse a conversa, como por exemplo, para divulgar uma promoção, o custo era de US$ 0,05.

A Índia já está sentindo o impacto da nova tabela de preços do WhatsApp Business

A Índia é o maior mercado usuário do WhatsApp, contando com mais de 500 milhões de usuários ativos no aplicativo. No final de 2022, os downloads da versão Business ultrapassaram 300 milhões no país. Segundo pesquisas, mais de 40 milhões de usuários utilizam os catálogos digitais na ferramenta. Agora chegou a vez do Brasil.

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