| Canal oferecido por:

Amazon apresenta proposta inesperada para adquirir TikTok nos EUA, diz NYT

MARKETPLACE

Redação

4/7/20252 min read

Com o prazo final se aproximando para que o TikTok altere sua estrutura de propriedade nos Estados Unidos, a Amazon teria feito uma proposta de compra de última hora, segundo informações divulgadas pelo The New York Times.

O limite para que o aplicativo de vídeos evite uma possível proibição no país termina neste sábado (5). Caso não ocorra uma reestruturação que atenda às exigências legais americanas, o app pode ser banido do território norte-americano.

Apesar da movimentação da gigante do varejo, fontes próximas às negociações indicaram ao jornal que a proposta da Amazon não está sendo levada com seriedade. A oferta teria sido formalizada em uma carta enviada ao vice-presidente JD Vance e ao secretário de Comércio, Howard Lutnick.

O ex-presidente Donald Trump, que já postergou a entrada em vigor de uma lei que exige a venda do TikTok, deve se reunir com autoridades da Casa Branca nesta quarta-feira (2) para definir os próximos passos. Uma das alternativas em debate seria atrair novos investidores americanos — como a Oracle e o fundo Blackstone — sem realizar uma venda integral da operação. No entanto, ainda não se sabe se essa solução atenderia aos critérios legais vigentes.

A Amazon e o TikTok já tiveram relações comerciais antes. Com uma base de 170 milhões de usuários nos Estados Unidos, o aplicativo se tornou um dos principais canais de vendas online, onde influenciadores recomendam produtos que, muitas vezes, são comprados diretamente na plataforma da Amazon. A empresa, inclusive, tentou lançar sua própria rede social de vídeos curtos, chamada Inspire, mas o projeto foi descontinuado por baixa adesão.

Apesar das negociações, o TikTok segue afirmando que não está à venda, destacando ainda que uma possível transação pode ser barrada pelo governo chinês.

Leia também