Aplicativos dominam as compras online e são preferidos por 80% dos consumidores brasileiros
GESTÃO
Redação
10/11/20242 min read
Com a chegada das compras de fim de ano, o Relatório Expectativas do Consumidor 2024, da Appdome, revelou que 84,5% dos brasileiros preferem utilizar aplicativos móveis para realizar suas compras. Esse número é 53% maior que a média global, consolidando o Brasil como um dos principais mercados para o uso de apps em transações comerciais.
O aumento do uso de aplicativos móveis está acompanhado de uma crescente preocupação com a segurança de dados. Cerca de metade dos brasileiros já foi vítima ou conhece alguém que sofreu ataques cibernéticos, elevando o alerta em relação à proteção digital.
Pelo terceiro ano consecutivo, os brasileiros relataram usar mais aplicativos móveis do que sites para compras e outras transações. Esse crescimento reflete uma tendência contínua, posicionando os apps como a principal ferramenta de atividades digitais diárias no país.
Além disso, o uso diário de aplicativos no Brasil subiu de maneira significativa. Aproximadamente 21,5% dos brasileiros utilizam entre 11 e 20 aplicativos por dia, e 13,9% usam mais de 20 apps diariamente. Esses números são 24,1% e 73,3% maiores que a média global, respectivamente, mostrando que o tempo gasto em aplicativos também está aumentando. Cerca de 51,3% dos usuários afirmaram que ampliaram o uso diário, índice 17,7% acima da média global.
Tom Tovar, CEO e cofundador da Appdome, destacou a importância da cibersegurança diante do aumento massivo do uso de aplicativos móveis no Brasil. “O alto percentual de usuários que utiliza muitos apps diariamente eleva o risco de ataques cibernéticos, já que cada novo aplicativo pode ser uma porta de entrada para ameaças”, alertou Tovar.
Os aplicativos mais populares entre os brasileiros são os de redes sociais e de encontros, com 56,9% dos usuários afirmando seu uso frequente. Outros apps com alta utilização são os de bancos, investimentos e carteiras digitais, com 47,9% e 42,4% de adesão, respectivamente. Apps de entrega de comida (41,2%) e jogos/apostas móveis (34,1%) também tiveram um crescimento expressivo.
Preocupações com a privacidade e a segurança dos dados são recorrentes. A invasão de privacidade foi mencionada por 61,3% dos brasileiros como principal receio, seguida de fraudes móveis (54,5%) e violação de dados (29,9%). Como resposta, 96,7% dos consumidores afirmaram que verificam as informações de privacidade antes de utilizar um novo aplicativo, uma taxa significativamente maior que a média global.
A pesquisa revelou ainda que metade dos entrevistados já foi vítima de golpes de engenharia social, enquanto 48,9% sofreram ataques cibernéticos, malware ou fraudes móveis. Isso coloca o Brasil 60,7% e 15% acima da média global, respectivamente, em relação a esses incidentes.
Como resultado, 52,1% dos brasileiros exigem que os aplicativos que coletam dados pessoais mantenham os mais altos padrões de segurança e privacidade, o que representa um aumento de 7,1% em relação a 2022. Além disso, 78,7% dos usuários afirmaram que abandonaram aplicativos que não garantiam a proteção de seus dados.
Segundo Tovar, essa mudança reflete a crescente conscientização dos usuários sobre a importância da proteção de dados e da privacidade digital, e destaca que a confiança dos consumidores está cada vez mais atrelada à capacidade das marcas de proteger informações sensíveis. Uma violação de dados, alerta ele, pode ter impactos profundos tanto na reputação quanto na retenção de clientes.
Fonte: ecommercebrasil.com.br