| Canal oferecido por:
Black Friday: faturamento atinge o maior nível desde 2022, aponta consultoria
ESTUDOS DE MERCADO
Redação
12/6/20242 min read
A Black Friday deste ano se consolidou como a mais expressiva desde 2022, com um faturamento de R$ 8,6 bilhões, o que representa um aumento de 10,9% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da consultoria Neotrust. A proximidade com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, promoções superiores a 50% e opções de parcelamento em até 20 vezes foram fatores que impulsionaram o desempenho. O levantamento, solicitado pelo GLOBO, contabilizou as vendas realizadas entre a última quinta-feira e a tarde deste domingo. A expectativa é de que os números finais, a serem divulgados nesta segunda-feira, confirmem essa tendência de alta.
Juliana Lorenzetti, diretora da Neotrust Confi, destaca que a redução da taxa de desemprego em comparação a 2023 e o pagamento do 13º salário contribuíram para o aquecimento do consumo. “O consumidor está mais capitalizado e encontra promoções atraentes, além de antecipar suas compras de Natal, o que impulsiona ainda mais o crescimento das vendas”, explica Juliana.
As vendas continuaram em alta mesmo após a sexta-feira, com o varejo registrando R$ 1,9 bilhão em faturamento no sábado, um salto de 21,95% em relação ao mesmo dia em 2023. Eletrodomésticos lideram entre as categorias mais vendidas, com 16,6% de participação e um crescimento de 5,2%. Na Americanas, o volume de vendas dobrou em relação à sexta-feira, especialmente em serviços como gift cards, planos de celulares e categorias como itens natalinos, calçados, lingeries e guloseimas.
Segundo Maurício Abelardo, economista e consultor de varejo, os consumidores estão cada vez mais planejando suas compras, destinando parte do orçamento exclusivamente para a Black Friday. Ele também destaca que as varejistas estão adotando estratégias mais agressivas, como parcelamentos estendidos e ações baseadas no comportamento do consumidor. “A concorrência também está mais acirrada, com a entrada de plataformas asiáticas que iniciam promoções já no começo de novembro, como no Dia do Solteiro. Praticamente todos aderiram à Black Friday”, comenta Abelardo.
Lojas físicas de moda, vestuário e calçados também registraram resultados expressivos, de acordo com a Linx, empresa do grupo StoneCo. Na sexta-feira, o aumento nas vendas foi de 23% em relação ao mesmo período de 2023 e 33% em comparação ao dia anterior. Os marketplaces seguiram a mesma tendência, com um crescimento de 24%.
Para Rafael Reolon, diretor da Linx, a Black Friday já deixou de ser apenas um dia de promoções, transformando-se em uma temporada de descontos que se estende por semanas. “No Brasil, a data vem ganhando cada vez mais relevância. As vendas dos e-commerces próprios registram um pico nesse período, reforçando sua importância como estratégia para impulsionar o faturamento durante todo o mês de novembro”, conclui Reolon.
Leia também
ExpoEcomm®️
Seja Expositor
Termos & Condições
Políticas de Privacidade
Site criado por SNOW
Apoio Institucional
Plataforma
Logística
Agência
SEO
Consultoria Tributária
Plataforma
CRM WhatsApp
Software Logístico
Antifraude
Software Logístico
Integrador
Agência
Soluções em Frete
Agência
CRM Atendimento
ERP
CRM Atendimento
Hub de Integração
EXPOSITOR
Meio de Pagamento
Busca Inteligente
Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO
Plataforma
Agência
ERP
Plataforma