

| Canal oferecido por:
Camilo Frigo revela: A transformação da Pague Menos em um ecossistema de saúde humanizada e digital
GESTÃO
Redação
5/26/20255 min read


A tarde na ExpoEcomm Fortaleza ganhou tom de reflexão, inspiração e estratégia com a palestra de Camilo Frigo, diretor de Novos Negócios da Pague Menos, que subiu ao palco para compartilhar uma visão rara e completa sobre o presente e o futuro do varejo farmacêutico no Brasil. Mais do que falar de digitalização e tecnologia, Camilo trouxe à tona a essência de um ecossistema de saúde centrado em pessoas, dados e conexão real com o consumidor.
"Eu sou paulista, mas não volto mais para São Paulo. Eu fui acolhido pelo povo cearense e aprendi aqui o que não vivi em 44 anos de São Paulo: que é possível fazer negócio pensando em todas as classes sociais e entregar valor antes mesmo da venda." — foi assim, com emoção, que Camilo começou sua apresentação.
Uma jornada de disrupção com DNA cearense
Camilo resgatou a história da Pague Menos, nascida em 1981 no Ceará por iniciativa do visionário Dr. Deusmar Queirós, que antes de fundar a rede, criou a Bolsa de Valores do Nordeste. A rede cresceu desafiando barreiras regionais e expandindo para todo o país.
Agora, atente-se para esses dados: hoje a Pague Menos conta com mais de 1.656 lojas, está presente em 400 municípios brasileiros, possui mais 21 milhões de clientes ativos e 50 milhões de pessoas impactadas em sua base de relacionamento.
Digital como meio, não como fim
Com todo esse desenvolvimento é impossível não imaginarmos qual a grande força que tornou e torna concreto esse crescimento. E Camilo traz-nos essa resposta; a grande força da Pague Menos, segundo ele, está em unir o mundo físico e o digital com inteligência e sensibilidade. “Ser digital é entender o cliente, e não só vender para ele. Nosso app é uma ferramenta de saúde, de educação, de conexão”, disse.
Ele compartilhou com todos que a empresa superou a barreira dos 15% de share digital no varejo farmacêutico. O alcance foi de 17,6% de crescimento no primeiro trimestre. E se você acha que eles estão satisfeitos, engana-se! Camilo apontou que estão em ação e que projetam avançar nesses resultados ainda mais. E o diferencial que tanto apostam e ampliam é justamente a abordagem omnichannel e o uso extensivo de dados.
Nosso palestrantre detalhou como o cliente polimedicado interage com o ecossistema: enquanto ele – o cliente – vai 14 a 16 vezes à loja ao ano, esse número chega a 35 interações quando entra no app e nas plataformas digitais. "Mesmo que ele não compre, se ele buscar informação com a gente, já é um sinal de confiança e relevância."
Cuidado como proposta central
Camilo falou também sobre a ampliação do papel das farmácias na vida dos brasileiros. No caso da Pague Menos, a empresa vem se consolidando como um ponto de cuidado primário. O Clinic Pharma é a comprovação disso, já presente em mais de 1.100 lojas. O programa oferece 60 procedimentos de rastreio e acompanhamento de saúde, como aferição de pressão e glicemia, biopedância, atendimento com nutricionistas e telemedicina.
"Nosso papel é ocupar o espaço entre a urgência hospitalar e a demora da consulta eletiva. Somos um ponto de cuidado primário. O farmacêutico é nosso protagonista.".
Ele denunciou o problema dos prontos-socorros sobrecarregados, com 8 em cada 10 pessoas buscando atendimento que poderia ser resolvido em farmácias. E mostrou como o digital pode ser ponte para prevenir, orientar e acolher.
Conteúdo que educa, engaja e fideliza
Não pensemos que a Pague Menos não prioriza sua presença no mundo digital. Ao contrário, a presença digital da marca é impressionante: são 7 mil vídeos de saúde no YouTube, com quase 70 milhões de acessos. E não é só; eles lideram também nas mídias sociais do Instagram, TikTok e no próprio YouTube. "Nosso consumidor quer saber, quer se informar. E nós queremos ser referência em conhecimento confiável", revelou.
Não podemos negar que a Marca tem feito um excelente trabalho por todos os meios. E quando se fala no APP, eles dão ao cliente a oportunidade de acessar seus conteúdos de saúde através de interação com os pushs, e-mails, SMS, WhatsApp e teles-serviços. Com quase 98% de identificação do público, a Pague Menos realiza ações hipersegmentadas, como os cupons inteligentes do CRM que representam 16% das vendas.
Retail Media: a nova mina de ouro
Explorando o potencial da farmácia como mídia, Camilo revelou uma das apostas mais estratégicas da rede para conectar marcas e consumidores com precisão cirúrgica: o Pague Menos Ads. Tratas-e da plataforma de Retail Media que apenas no ano passado distribuiu 150 campanhas realizadas. Com altíssima taxa de assertividade - quase 98% -, a ferramenta entrega campanhas onsite, offsite, in-store e via CRM, com retorno elevado para a indústria farmacêutica.
Na sequência, Camilo provocou uma mudança de perspectiva ao questionar os modelos clássicos de consumo e apresentar um novo olhar sobre o comportamento do cliente na era digital: o Marketing de Reverberação. Ele explicou que esse o conceito é uma nova forma de enxergar o funil de vendas. “O cliente está mais empoderado. Ele não segue mais um funil tradicional. Ele lembra da marca que está presente na mente dele. Isso é estar no feed, no WhatsApp, na memória. Isso é digital.”.
Loja física como pilar da experiência
Apesar do crescimento digital, Camilo fez questão de reforçar que o varejo físico é insubstituível. "A minha farmácia é onde o farmacêutico acolhe, conversa, escuta, entrega cuidado. O digital complementa, mas não substitui.", proclamou.
E também citou exemplos de lojas modelo, como a Loja Mil, que possui três andares, a recém-envelopada da Praia de Iracema e a estrutura do Click & Retire, que transforma as lojas em hubs de distribuição.
Para onde caminha a Pague Menos?
Já finalizando sua apresentação tão cheia de dicas, novidades e disrupção, Camilo celebrou os cinco trimestres consecutivos de crescimento e o aniversário da marca que contou com live e a participação de Leo Santana, promoções e ativações especiais. E deixou claro: o foco segue no Norte e Nordeste, onde ainda há muito a fazer.
"Vender é consequência. Nosso foco é acolher, entender, cuidar. E quando você cuida bem, você vende mais. Essa é a nossa estratégia.".
Sem sombra de dúvidas esse foi um verdadeiro case de sucesso que impulsionou as mil pessoas que participaram do EXPOECOMM 2025 em Fortaleza.
Leia também
CNPJ 22.141.431.0001/00
Apoio Institucional


SEO


Agência


ERP


CRM Atendimento


Agência


Integrador


CRM Atendimento


Plataforma


Agência


Plataforma


Integrador


Logística


Dados e Automação


Pagamentos


Soluções em Frete


Pagamentos


Consultoria Tributária


Integrador
EXPOSITOR


Pagamentos


Busca Inteligente


Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO


Plataforma


Agência


ERP


Plataforma


Marketplace


Plataforma


Bpo Financeiro


Software Logístico




Antifraude
CRM WhatsApp




Agência
Plataforma


Logística






Agência
Agência
Importadora


Marketplace






Pagamentos
Agência
Agência


Agência


Contabilidade
E-mail Marketing




Software Gestão


ERP


Consultoria


Agência


Software Logístico


SEO


Consultoria








Marketplace
Agência
Financeiro
Provador Virtual






Chatbot
Afiliados
Plataforma


Agência




Integrações SAP
Tecnologia




Agência
Tecnologia




Logistica
ERP
CRM
Tecnologia
Gestão
Tecnologia








Pagamentos
Contabilidade
Logistica
CRM







