Consumo digital: marketplace é o principal meio utilizado no Brasil, afirmam Instituto Locomotiva e PwC

MARKETPLACE

Redação

6/24/20242 min read

person using laptop computer holding card
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Um levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com a PwC revelou que 88% dos consumidores brasileiros utilizam tecnologia ou tendências relacionadas ao varejo. O marketplace desponta como a principal plataforma de e-commerce no país, sendo responsável por mobilizar 66% dos usuários a realizarem compras digitais.

Preferências no Consumo Digital

O estudo também destacou outras tendências no consumo digital. A compra em e-commerce com retirada em lojas físicas é preferida por 58% dos consumidores, enquanto o atendimento automatizado online é utilizado por 46%.

Além disso, nove em cada dez consumidores brasileiros priorizam marcas que oferecem uma experiência de compra agradável, praticidade no recebimento dos produtos e que adotam práticas de sustentabilidade, conforme apontam os dados do Instituto Locomotiva e PwC.

“O desempenho surpreendente do varejo faz com que as empresas do ramo busquem entender ainda mais o consumidor. A pesquisa em conjunto com a PwC mostra que os brasileiros compram muito em lojas físicas, apesar de preferirem adquirir determinados produtos pela internet. A experiência de compra agradável e uma atenção especial aos aspectos ESG também estão entre as prioridades,” afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Menor Satisfação e Utilização

Entre as opções menos satisfatórias e menos utilizadas pelos consumidores estão o atendimento automatizado e os Guide Shops, que são espaços destinados a experimentar produtos na loja para posterior compra online.

Convergência entre Físico e Online

A experiência em lojas físicas continua sendo valorizada pelos brasileiros, mas o e-commerce tem ganhado adeptos em categorias específicas. Para os consumidores, a loja ideal seria nacional, com uma vasta variedade de produtos e atendentes humanos. Já os mais jovens preferem ambientes inovadores, com tecnologia, música ambiente e atendentes que reflitam seu perfil.

Segmentos de Destaque

No e-commerce, os segmentos de eletrônicos (22% compram somente em lojas físicas e 33% mais pela internet) e cursos diversos (18% em lojas físicas e 10% pela internet) se destacam. Por outro lado, a frequência em lojas físicas é maior para supermercados (44% em lojas físicas e 10% pela internet), material de construção (44% em lojas físicas e 9% pela internet), e higiene e beleza (30% em lojas físicas e 23% pela internet).

Fonte: E-commerce Brasil

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