Consumo digital: marketplace é o principal meio utilizado no Brasil, afirmam Instituto Locomotiva e PwC
MARKETPLACE
Redação
6/24/20242 min read
Um levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com a PwC revelou que 88% dos consumidores brasileiros utilizam tecnologia ou tendências relacionadas ao varejo. O marketplace desponta como a principal plataforma de e-commerce no país, sendo responsável por mobilizar 66% dos usuários a realizarem compras digitais.
Preferências no Consumo Digital
O estudo também destacou outras tendências no consumo digital. A compra em e-commerce com retirada em lojas físicas é preferida por 58% dos consumidores, enquanto o atendimento automatizado online é utilizado por 46%.
Além disso, nove em cada dez consumidores brasileiros priorizam marcas que oferecem uma experiência de compra agradável, praticidade no recebimento dos produtos e que adotam práticas de sustentabilidade, conforme apontam os dados do Instituto Locomotiva e PwC.
“O desempenho surpreendente do varejo faz com que as empresas do ramo busquem entender ainda mais o consumidor. A pesquisa em conjunto com a PwC mostra que os brasileiros compram muito em lojas físicas, apesar de preferirem adquirir determinados produtos pela internet. A experiência de compra agradável e uma atenção especial aos aspectos ESG também estão entre as prioridades,” afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Menor Satisfação e Utilização
Entre as opções menos satisfatórias e menos utilizadas pelos consumidores estão o atendimento automatizado e os Guide Shops, que são espaços destinados a experimentar produtos na loja para posterior compra online.
Convergência entre Físico e Online
A experiência em lojas físicas continua sendo valorizada pelos brasileiros, mas o e-commerce tem ganhado adeptos em categorias específicas. Para os consumidores, a loja ideal seria nacional, com uma vasta variedade de produtos e atendentes humanos. Já os mais jovens preferem ambientes inovadores, com tecnologia, música ambiente e atendentes que reflitam seu perfil.
Segmentos de Destaque
No e-commerce, os segmentos de eletrônicos (22% compram somente em lojas físicas e 33% mais pela internet) e cursos diversos (18% em lojas físicas e 10% pela internet) se destacam. Por outro lado, a frequência em lojas físicas é maior para supermercados (44% em lojas físicas e 10% pela internet), material de construção (44% em lojas físicas e 9% pela internet), e higiene e beleza (30% em lojas físicas e 23% pela internet).
Fonte: E-commerce Brasil
Leia também
CNPJ 22.141.431.0001/00
Apoio Institucional


Automação Marketing


CRM


Consultoria Tributária


Pagamentos


SEO


Logística


Financeiro


Software Gestão


Contabilidade


Importador


Tecnologia


CRM


Dados e Automação


Pagamentos


Soluções em Frete


Pagamentos


Agência


Logística
EXPOSITOR


Marketplace


Busca Inteligente


Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO


Plataforma


ERP


Plataforma


Contabilidade


CRM Atendimento


Agência


SEO




Plataforma
Tecnologia




Agência
ERP


Fulfillment






Plataforma
Ensino
Agência


Marketplace






CRM Atendimento
ERP
Integrador


Agência


Afiliados
Consultoria




Integrações SAP


Assessoria em Comércio Exterior


Integrador


Consultoria


Logística


Pagamentos


Posta Já








Antifraude
Agência
Plataforma
Integrador






CRM WhatsApp
Plataforma
Logística


Provador Virtual




Tecnologia
Agência




Software logístico
Software Gestão




Ensino
ERP
Agência
Agência
Gestão
Chatbot








Agência
Agência
Pagamentos
Plataforma








Software logístico
Agência






Assessoria


Marketplace






Agência
Agência
Consultoria