Consumo digital: marketplace é o principal meio utilizado no Brasil, afirmam Instituto Locomotiva e PwC
MARKETPLACE
Redação
6/24/20242 min read
Um levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com a PwC revelou que 88% dos consumidores brasileiros utilizam tecnologia ou tendências relacionadas ao varejo. O marketplace desponta como a principal plataforma de e-commerce no país, sendo responsável por mobilizar 66% dos usuários a realizarem compras digitais.
Preferências no Consumo Digital
O estudo também destacou outras tendências no consumo digital. A compra em e-commerce com retirada em lojas físicas é preferida por 58% dos consumidores, enquanto o atendimento automatizado online é utilizado por 46%.
Além disso, nove em cada dez consumidores brasileiros priorizam marcas que oferecem uma experiência de compra agradável, praticidade no recebimento dos produtos e que adotam práticas de sustentabilidade, conforme apontam os dados do Instituto Locomotiva e PwC.
“O desempenho surpreendente do varejo faz com que as empresas do ramo busquem entender ainda mais o consumidor. A pesquisa em conjunto com a PwC mostra que os brasileiros compram muito em lojas físicas, apesar de preferirem adquirir determinados produtos pela internet. A experiência de compra agradável e uma atenção especial aos aspectos ESG também estão entre as prioridades,” afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Menor Satisfação e Utilização
Entre as opções menos satisfatórias e menos utilizadas pelos consumidores estão o atendimento automatizado e os Guide Shops, que são espaços destinados a experimentar produtos na loja para posterior compra online.
Convergência entre Físico e Online
A experiência em lojas físicas continua sendo valorizada pelos brasileiros, mas o e-commerce tem ganhado adeptos em categorias específicas. Para os consumidores, a loja ideal seria nacional, com uma vasta variedade de produtos e atendentes humanos. Já os mais jovens preferem ambientes inovadores, com tecnologia, música ambiente e atendentes que reflitam seu perfil.
Segmentos de Destaque
No e-commerce, os segmentos de eletrônicos (22% compram somente em lojas físicas e 33% mais pela internet) e cursos diversos (18% em lojas físicas e 10% pela internet) se destacam. Por outro lado, a frequência em lojas físicas é maior para supermercados (44% em lojas físicas e 10% pela internet), material de construção (44% em lojas físicas e 9% pela internet), e higiene e beleza (30% em lojas físicas e 23% pela internet).
Fonte: E-commerce Brasil
Leia também
ExpoEcomm®️
Seja Expositor
Termos & Condições
Políticas de Privacidade
Site criado por SNOW
Apoio Institucional


SEO


Agência


ERP


CRM Atendimento


Agência


Integrador


CRM Atendimento


Plataforma


Agência


Plataforma


Integrador


Logística


Software Logístico


Agência


Soluções em Frete


Pagamentos


Consultoria Tributária


Integrador
EXPOSITOR


Pagamentos


Busca Inteligente


Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO


Plataforma


Agência


ERP


Plataforma


Marketplace


Plataforma


Bpo Financeiro


Software Logístico




Antifraude
CRM WhatsApp


