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De onde vem a próxima disrupção do varejo?
CARLOS ALVES
Colunista
2/5/20254 min read


Por: Carlos Alves
Com sua vasta experiência no varejo e especialização em Produtos, Dados, Inovação, Tecnologia e Serviços Bancários, liderou a transformação digital em empresas renomadas. Fundador da Integra Commerce (adquirida pelo Magazine Luiza), ele dirigiu a implementação do marketplace do Magazine Luiza e a digitalização da Riachuelo, incluindo a criação do banco digital Midway. Atualmente é o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. Formado em Engenharia com múltiplos mestrados, Carlos tornou-se um especialista em estratégias omnichannel e meios de pagamento, contribuindo significativamente para a evolução do varejo físico e digital.
Resumir um evento com 175 palestras, mais de mil expositores e 40 mil participantes não é simples, mas a NRF Big Show reafirmou seu status como o principal evento de varejo do mundo, destacando as tendências do setor. Cada um dos 40 mil participantes, incluindo eu, saiu com perspectivas únicas e insights valiosos que guiarão decisões e projetos em 2025. Embora não possa oferecer uma visão definitiva do evento, compartilho minha experiência resumida em quatro insights que acredito moldarão o futuro do varejo e fomentarão novas discussões.
Insight #1: A IA chegou para ficar
A Inteligência Artificial é considerada a quarta revolução das plataformas, depois da computação, da internet e do mobile / cloud / social. Os custos de processamento, distribuição e acesso aos dados caíram brutalmente nas últimas décadas, viabilizando o momento em que estamos hoje.
Pelo que vi no evento, com base em múltiplas fontes, 9 em cada 10 empresas estão usando IA nas suas operações. No varejo, a adoção têm sido impulsionada pela necessidade de aumentar receitas e reduzir custos operacionais. Dados apresentados durante a NRF apontam que mais de 13% das empresas que adotaram IA percebem incrementos de faturamento acima de 20%, enquanto 37% registram redução de mais de 10% nos custos operacionais. E estamos apenas no início dessa transformação.
A IA Generativa está revolucionando áreas como marketing, geração de conteúdo, análises preditivas, personalização de publicidade, segmentação de clientes e atendimento, criando experiências hiper-relevantes e contextuais. Para aproveitar essas oportunidades, as empresas devem desbloquear insights acionáveis, revisar sua arquitetura de dados, construir infraestrutura adequada e formar equipes capacitadas, sempre alinhando os projetos à estratégia do negócio. Isso é essencial para liderar o futuro do varejo.
Insight #2: Transformação digital com foco em Omnichannel
Transformação digital não é adotar tecnologia – é inovar de forma alinhada aos objetivos de negócios, a partir de uma transformação cultural das empresas. É um processo de longo prazo, que exige planejamento e estratégia.
Neste momento, o foco da transformação digital está na integração completa dos pontos de contato com o cliente, visando oferecer uma experiência de compra personalizada que unifique digital e físico, conceito primário da omnicanalidade. E esse será o ponto de partida para um futuro que envolve mais experiências para o cliente nas lojas físicas, novos modelos de negócios e o aumento do uso das redes sociais para engajar os consumidores.
E tudo isso tem que acontecer, pois é o que os consumidores desejam. O varejo precisa ser customer centric para continuar relevante, e para isso é necessário acompanhar os movimentos dos clientes. Portanto, omnichannel é um caminho obrigatório.
Insight #3: As novas gerações redefinem as estruturas do varejo
Embora perfis geracionais devam ser tratados com cuidado, é inegável que as gerações Z e Alpha estão reconfigurando as dinâmicas do varejo mundial. Estamos falando principalmente do público entre 16 e 24 anos, a Geração Z que, em breve, será o maior grupo populacional do planeta. São nativos digitais que sempre tiveram acesso a smartphones e vivem