E-commerces asiáticos ocupam 15,4% do mercado brasileiro, aponta Conversion
TRÁFEGO PAGO
Redação
7/23/20242 min read


Em uma análise voltada para o mês de junho, a Conversion identificou um crescimento significativo dos e-commerces asiáticos no mercado brasileiro. De acordo com o Relatório Setores do E-commerce, essas empresas agora ocupam 15,4% do mercado nacional.
Apesar de ter apenas um representante no topo da lista, o e-commerce asiático desempenha um papel importante no cenário mais amplo no Brasil. A Shopee lidera a participação asiática, seguida pelas chinesas AliExpress (3,3%), em 6º lugar, e Shein (2,9%), na 7ª posição. Juntas, essas participações somam o índice mencionado.
O levantamento, que considera a audiência em sites e aplicativos das marcas, revela que 10 marcas representam 52,6% do e-commerce brasileiro em termos de market share. No pódio, estão Mercado Livre (14,5%), Shopee (9,2%) e Amazon Brasil (7,8%).
Nos mecanismos de busca mais utilizados por usuários via desktop, os dados da Conversion mostram a força do tráfego direto (46,5%). Além deste, que é a principal forma aplicada, a lista inclui mais seis formatos de distribuição de tráfego.
Entre eles, estão busca orgânica (25,8%), busca paga (17,9%), social (3,5%), referência (3%), display (1,9%) e e-mail (1,3%).
Na análise que inclui sites e aplicativos de e-commerce, foram contabilizados 30,3 bilhões de acessos nos últimos 12 meses no Brasil. Em relação a maio, houve uma queda de 0,9% em junho, principalmente devido à retração nos acessos via web (1,3%).
Além disso, o levantamento mostra que 78% do tráfego no e-commerce veio de celulares em junho, enquanto o restante foi gerado por desktops. Na divisão do primeiro índice, 55,7% dos acessos foram feitos via mobile e 22,2% por meio de aplicativos.
Veja o relatório completo da Conversion e os resultados por segmento.
E-commerce da Ásia no Brasil
A movimentação das empresas em junho também confirmou a prevalência da AliExpress sobre a Shein entre os importados. A audiência da primeira cresceu 11,9% em termos mensais. De forma geral, AliExpress e Shein, somadas à Amazon, são as três com maior audiência (site e aplicativo).
No total, o marketplace do Grupo Alibaba conquistou 61 milhões de acessos, enquanto a varejista de moda alcançou 23 milhões no mesmo período. Juntas, elas respondem por 40,1% do tráfego mensal na categoria de itens importados.
Embora não apareça no relatório da Conversion, outro player emergente no e-commerce nacional é a Temu. Com a implementação gradativa de operações no Brasil, a empresa, mais uma das chinesas que chegaram ao país no pós-pandemia, viu seu aplicativo ser o mais baixado no Brasil.
Fonte: E-commerce Brasil
Leia também
CNPJ 22.141.431.0001/00
Apoio Institucional


Automação Marketing


CRM


Consultoria Tributária


Pagamentos


SEO


Logística


Financeiro


Software Gestão


Contabilidade


Importador


Tecnologia


CRM


Dados e Automação


Pagamentos


Soluções em Frete


Pagamentos


Agência


Logística
EXPOSITOR


Marketplace


Busca Inteligente


Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO


Plataforma


ERP


Plataforma


Contabilidade


CRM Atendimento


Agência


SEO




Plataforma
Tecnologia




Agência
ERP


Logística






Plataforma
Ensino
Agência


Marketplace






CRM Atendimento
ERP
Integrador


Agência


Afiliados
Consultoria




Integrações SAP


Assessoria em Comércio Exterior


Integrador


Consultoria


Logística


Pagamentos


Posta Já








Antifraude
Agência
Plataforma
Integrador






CRM WhatsApp
Plataforma
Logística


Provador Virtual




Tecnologia
Agência




Software logístico
Software Gestão




Ensino
ERP
Agência
Agência
Gestão
Chatbot








Agência
Agência
Pagamentos
Plataforma








Software logístico
Agência






Assessoria


Marketplace






Agência
Agência
Consultoria