E-commerces asiáticos ocupam 15,4% do mercado brasileiro, aponta Conversion
TRÁFEGO PAGO
Redação
7/23/20242 min read


Em uma análise voltada para o mês de junho, a Conversion identificou um crescimento significativo dos e-commerces asiáticos no mercado brasileiro. De acordo com o Relatório Setores do E-commerce, essas empresas agora ocupam 15,4% do mercado nacional.
Apesar de ter apenas um representante no topo da lista, o e-commerce asiático desempenha um papel importante no cenário mais amplo no Brasil. A Shopee lidera a participação asiática, seguida pelas chinesas AliExpress (3,3%), em 6º lugar, e Shein (2,9%), na 7ª posição. Juntas, essas participações somam o índice mencionado.
O levantamento, que considera a audiência em sites e aplicativos das marcas, revela que 10 marcas representam 52,6% do e-commerce brasileiro em termos de market share. No pódio, estão Mercado Livre (14,5%), Shopee (9,2%) e Amazon Brasil (7,8%).
Nos mecanismos de busca mais utilizados por usuários via desktop, os dados da Conversion mostram a força do tráfego direto (46,5%). Além deste, que é a principal forma aplicada, a lista inclui mais seis formatos de distribuição de tráfego.
Entre eles, estão busca orgânica (25,8%), busca paga (17,9%), social (3,5%), referência (3%), display (1,9%) e e-mail (1,3%).
Na análise que inclui sites e aplicativos de e-commerce, foram contabilizados 30,3 bilhões de acessos nos últimos 12 meses no Brasil. Em relação a maio, houve uma queda de 0,9% em junho, principalmente devido à retração nos acessos via web (1,3%).
Além disso, o levantamento mostra que 78% do tráfego no e-commerce veio de celulares em junho, enquanto o restante foi gerado por desktops. Na divisão do primeiro índice, 55,7% dos acessos foram feitos via mobile e 22,2% por meio de aplicativos.
Veja o relatório completo da Conversion e os resultados por segmento.
E-commerce da Ásia no Brasil
A movimentação das empresas em junho também confirmou a prevalência da AliExpress sobre a Shein entre os importados. A audiência da primeira cresceu 11,9% em termos mensais. De forma geral, AliExpress e Shein, somadas à Amazon, são as três com maior audiência (site e aplicativo).
No total, o marketplace do Grupo Alibaba conquistou 61 milhões de acessos, enquanto a varejista de moda alcançou 23 milhões no mesmo período. Juntas, elas respondem por 40,1% do tráfego mensal na categoria de itens importados.
Embora não apareça no relatório da Conversion, outro player emergente no e-commerce nacional é a Temu. Com a implementação gradativa de operações no Brasil, a empresa, mais uma das chinesas que chegaram ao país no pós-pandemia, viu seu aplicativo ser o mais baixado no Brasil.
Fonte: E-commerce Brasil
Leia também
Site criado por SNOW
Apoio Institucional


SEO


Agência


ERP


CRM Atendimento


Agência


Integrador


CRM Atendimento


Plataforma


Agência


Plataforma


Integrador


Logística


Software Logístico


Pagamentos


Soluções em Frete


Pagamentos


Consultoria Tributária


Integrador
EXPOSITOR


Pagamentos


Busca Inteligente


Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO


Plataforma


Agência


ERP


Plataforma


Marketplace


Plataforma


Bpo Financeiro


Software Logístico




Antifraude
CRM WhatsApp




Agência
Plataforma


Logística






Agência
Agência
Importadora


Marketplace






Pagamentos
Agência
Agência


Agência


Contabilidade
E-mail Marketing




Software Gestão


ERP


Consultoria


Agência


Marketplace