E-commerces asiáticos ocupam 15,4% do mercado brasileiro, aponta Conversion
TRÁFEGO PAGO
Redação
7/23/20242 min read
Em uma análise voltada para o mês de junho, a Conversion identificou um crescimento significativo dos e-commerces asiáticos no mercado brasileiro. De acordo com o Relatório Setores do E-commerce, essas empresas agora ocupam 15,4% do mercado nacional.
Apesar de ter apenas um representante no topo da lista, o e-commerce asiático desempenha um papel importante no cenário mais amplo no Brasil. A Shopee lidera a participação asiática, seguida pelas chinesas AliExpress (3,3%), em 6º lugar, e Shein (2,9%), na 7ª posição. Juntas, essas participações somam o índice mencionado.
O levantamento, que considera a audiência em sites e aplicativos das marcas, revela que 10 marcas representam 52,6% do e-commerce brasileiro em termos de market share. No pódio, estão Mercado Livre (14,5%), Shopee (9,2%) e Amazon Brasil (7,8%).
Nos mecanismos de busca mais utilizados por usuários via desktop, os dados da Conversion mostram a força do tráfego direto (46,5%). Além deste, que é a principal forma aplicada, a lista inclui mais seis formatos de distribuição de tráfego.
Entre eles, estão busca orgânica (25,8%), busca paga (17,9%), social (3,5%), referência (3%), display (1,9%) e e-mail (1,3%).
Na análise que inclui sites e aplicativos de e-commerce, foram contabilizados 30,3 bilhões de acessos nos últimos 12 meses no Brasil. Em relação a maio, houve uma queda de 0,9% em junho, principalmente devido à retração nos acessos via web (1,3%).
Além disso, o levantamento mostra que 78% do tráfego no e-commerce veio de celulares em junho, enquanto o restante foi gerado por desktops. Na divisão do primeiro índice, 55,7% dos acessos foram feitos via mobile e 22,2% por meio de aplicativos.
Veja o relatório completo da Conversion e os resultados por segmento.
E-commerce da Ásia no Brasil
A movimentação das empresas em junho também confirmou a prevalência da AliExpress sobre a Shein entre os importados. A audiência da primeira cresceu 11,9% em termos mensais. De forma geral, AliExpress e Shein, somadas à Amazon, são as três com maior audiência (site e aplicativo).
No total, o marketplace do Grupo Alibaba conquistou 61 milhões de acessos, enquanto a varejista de moda alcançou 23 milhões no mesmo período. Juntas, elas respondem por 40,1% do tráfego mensal na categoria de itens importados.
Embora não apareça no relatório da Conversion, outro player emergente no e-commerce nacional é a Temu. Com a implementação gradativa de operações no Brasil, a empresa, mais uma das chinesas que chegaram ao país no pós-pandemia, viu seu aplicativo ser o mais baixado no Brasil.
Fonte: E-commerce Brasil