Faturamento do e-commerce mineiro registra crescimento de 20% no ano anterior
GESTÃO
Redação
1/16/20242 min read
Pequenas e médias empresas em Minas Gerais alcançaram um faturamento de R$ 347 milhões em vendas online ao longo de 2023, representando um aumento de 20% em comparação ao ano anterior. Esses dados foram revelados pela 9ª edição do NuvemCommerce, um estudo sobre e-commerce conduzido pela plataforma NuvemShop.
O setor que se destacou no estado foi o de moda, totalizando R$ 168,5 milhões em faturamento, correspondendo a quase metade do volume de vendas. Em segundo lugar, ficou o mercado de Acessórios, seguido por Saúde & Beleza, com faturamentos de R$ 18 milhões e R$ 16 milhões, respectivamente.
No decorrer do ano, foram comercializados 4,7 mil produtos, marcando um aumento de 12% em relação a 2022. O tíquete médio das transações em Minas foi de R$ 237. O crescimento contínuo do comércio online é atribuído a diversos fatores, como a conveniência na entrega, a variedade de produtos e a facilidade de escolha sem a necessidade de sair de casa.
Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da NuvemShop, destaca que as pequenas e médias empresas conseguiram impulsionar suas vendas ao capitalizar em tendências, como lançamentos de filmes, exemplificado pelo sucesso de "Barbie", e eventos musicais, como o show da cantora americana Taylor Swift.
"Eventos e tendências de consumo como esses impactam a economia e representam grandes oportunidades para impulsionar as vendas, além das datas comemorativas tradicionais. Estar atento às oportunidades nas redes sociais e às tendências das plataformas são ações cruciais para alcançar os objetivos no comércio online", comenta Orlandi.
Apenas no Brasil, o filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling foi assistido por mais de 8 milhões de pessoas até 1º de agosto, tornando-se a maior bilheteria do país, com uma arrecadação de R$ 160 milhões.
Média nacional
Os números nacionais também apontaram um aumento em comparação ao ano anterior. Em 2023, pequenas e médias empresas de todo o país registraram um faturamento de R$ 3,3 bilhões, comercializando 55,5 milhões de produtos. Esse valor representa um crescimento de 19% em relação a 2022, quando o e-commerce movimentou R$ 2,7 bilhões.
O tíquete médio das vendas nacionais no último ano foi de R$ 213,80, um valor menor do que o observado no comércio online em Minas.
Assim como em Minas Gerais, o setor de moda liderou o faturamento nacional, atingindo R$ 1,2 bilhão. Na sequência, estão Saúde & Beleza, com R$ 291 milhões, e Acessórios, com R$ 231,5 milhões.
Datas comemorativas, como Natal, Black Friday, Dia das Mães e Dia dos Pais, também registraram um aumento nas vendas nesse segmento em âmbito nacional.
No cenário nacional, as formas de pagamento mais utilizadas nas compras online foram o cartão de crédito, escolhido por 49% dos compradores, e o Pix, em segundo lugar, com 38%.
Fonte: Estado de Minas
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