Faturamento do e-commerce mineiro registra crescimento de 20% no ano anterior
GESTÃO
Redação
1/16/20242 min read
Pequenas e médias empresas em Minas Gerais alcançaram um faturamento de R$ 347 milhões em vendas online ao longo de 2023, representando um aumento de 20% em comparação ao ano anterior. Esses dados foram revelados pela 9ª edição do NuvemCommerce, um estudo sobre e-commerce conduzido pela plataforma NuvemShop.
O setor que se destacou no estado foi o de moda, totalizando R$ 168,5 milhões em faturamento, correspondendo a quase metade do volume de vendas. Em segundo lugar, ficou o mercado de Acessórios, seguido por Saúde & Beleza, com faturamentos de R$ 18 milhões e R$ 16 milhões, respectivamente.
No decorrer do ano, foram comercializados 4,7 mil produtos, marcando um aumento de 12% em relação a 2022. O tíquete médio das transações em Minas foi de R$ 237. O crescimento contínuo do comércio online é atribuído a diversos fatores, como a conveniência na entrega, a variedade de produtos e a facilidade de escolha sem a necessidade de sair de casa.
Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da NuvemShop, destaca que as pequenas e médias empresas conseguiram impulsionar suas vendas ao capitalizar em tendências, como lançamentos de filmes, exemplificado pelo sucesso de "Barbie", e eventos musicais, como o show da cantora americana Taylor Swift.
"Eventos e tendências de consumo como esses impactam a economia e representam grandes oportunidades para impulsionar as vendas, além das datas comemorativas tradicionais. Estar atento às oportunidades nas redes sociais e às tendências das plataformas são ações cruciais para alcançar os objetivos no comércio online", comenta Orlandi.
Apenas no Brasil, o filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling foi assistido por mais de 8 milhões de pessoas até 1º de agosto, tornando-se a maior bilheteria do país, com uma arrecadação de R$ 160 milhões.
Média nacional
Os números nacionais também apontaram um aumento em comparação ao ano anterior. Em 2023, pequenas e médias empresas de todo o país registraram um faturamento de R$ 3,3 bilhões, comercializando 55,5 milhões de produtos. Esse valor representa um crescimento de 19% em relação a 2022, quando o e-commerce movimentou R$ 2,7 bilhões.
O tíquete médio das vendas nacionais no último ano foi de R$ 213,80, um valor menor do que o observado no comércio online em Minas.
Assim como em Minas Gerais, o setor de moda liderou o faturamento nacional, atingindo R$ 1,2 bilhão. Na sequência, estão Saúde & Beleza, com R$ 291 milhões, e Acessórios, com R$ 231,5 milhões.
Datas comemorativas, como Natal, Black Friday, Dia das Mães e Dia dos Pais, também registraram um aumento nas vendas nesse segmento em âmbito nacional.
No cenário nacional, as formas de pagamento mais utilizadas nas compras online foram o cartão de crédito, escolhido por 49% dos compradores, e o Pix, em segundo lugar, com 38%.
Fonte: Estado de Minas
Leia também
ExpoEcomm®️
Seja Expositor
Termos & Condições
Políticas de Privacidade
Site criado por SNOW
Apoio Institucional
Plataforma
Logística
Agência
SEO
Consultoria Tributária
Plataforma
CRM WhatsApp
Software Logístico
Antifraude
Software Logístico
Integrador
Agência
Soluções em Frete
Agência
CRM Atendimento
ERP
CRM Atendimento
Hub de Integração
EXPOSITOR
Meio de Pagamento
Busca Inteligente
Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO
Plataforma
Agência
ERP
Plataforma