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Generative Engine Optimization (GEO): a nova era do SEO para Inteligência Artificial no e-commerce
FELIPE BAZON
Colunista
8/26/20255 min read


Por: Felipe Bazon
CSO (Chief SEO Officer) da agência de SEO Hedgehog Digital, Bazon atua no mercado de SEO desde 2006 e já liderou inúmeros projetos de SEO em empresas do Brasil, EUA, Reino Unido, Europa até na Austrália. Além de gestor, Bazon é Palestrante Internacional, sendo o primeiro e único Brasileiro a palestrar no palco principal do BrightonSEO e no SEontheBeach na Espanha. No Brasil, RD Summit, Digitalks, Fórum do E-commerce Brasil e SEO Summit são eventos onde você com certeza já viu ou poderá ver suas palestras.
Em tempos em que a Inteligência Artificial Generativa fervilha em todos os lados, seu impacto no SEO deu origem a um novo termo: Generative Engine Optimization (GEO). Saiba o que é e como fazer em sua loja virtual.
Há anos e anos, é comum ouvir supostos especialistas dizerem que o SEO morreu. Isso não aconteceu até hoje e provavelmente nunca acontecerá, mas é verdade que o conjunto de técnicas deu origem a uma nova sigla bastante parecida, mas com significado bem diferente: GEO.
Uma vez que a IA chegou com tudo e não dá qualquer sinal de que irá parar de crescer, seu impacto em diferentes negócios e segmentos é brutal, e não poderia ser diferente na otimização de sites.
GEO não tem nada a ver com geografia, mas fique tranquilo, pois desenhamos um mapa para te ajudar a entender o que é isso e, mais importante, como aplicar para melhorar os resultados da sua loja virtual. Nos acompanhe na leitura.
O que é Generative Engine Optimization (GEO)?
Generative Engine Optimization é o nome dado ao conjunto de estratégias de otimização de conteúdos para que estes sejam incluídos nas respostas dadas por ferramentas de Inteligência Artificial Generativa, como ChatGPT, Gemini, Copilot, Perplexity, DeepSeek, Grok e por aí vai.
Enquanto o SEO (Search Engine Optimization) funciona com buscadores (Google, Bing etc.), que usam seus crawlers para rastrear as páginas e ranqueá-las de acordo com seus algoritmos, o GEO tem o objetivo de fazer com que conteúdos originados de um site / negócio / empresa apareçam em suas respostas.
O Generavite Engine Optimization é projetado para LLMs, que funcionam por meio da capacidade de compreensão semântica. Em outras palavras, eles fazem correlações e traçam os melhores cenários possíveis para trazer a resposta que atenda ao comando (ou prompt) digitado pelo usuário.
Resumindo: SEO é para os buscadores e GEO é para as IAs Generativas.
Por que o GEO é importante para lojas virtuais?
A dinâmica de navegação na internet mudou muito com a popularização da IA Generativa. Se antes queríamos encontrar o melhor site para responder às nossas buscas no Google e demais buscadores, por vezes acessando diferentes resultados para conseguir tudo que precisamos, hoje queremos uma resposta pronta e personalizada.
Se a resposta foi boa, nem precisamos clicar em nada: apenas fechamos a página e está resolvido.
Em compras pela internet, a situação é um pouco diferente. Já existem conversas e iniciativas para possibilitar compras diretamente pelo ChatGPT, com o checkout acontecendo ainda dentro da ferramenta, mas até que isso seja realidade e chegue ao Brasil, ainda, deve levar algum tempo.
Embora a transação ainda não possa ser fechada ali, não restam dúvidas de que ela é muito influenciada pelas respostas trazidas ali. Logo, é para garantir que a sua marca apareça entre as indicações de produtos e/ou serviços trazidas pelas IAs Generativos que existe o Generavite Engine Optimization para e-commerce.
Ah, e mesmo se a compra não for fechada naquela hora, há que se considerar também o impacto em branding e confiança. Afinal, quão interessante soa ter uma chancela do ChatGPT ou de alguma outra ferramenta indicando um produto ou serviço seu?
Pilares do GEO para e-commerce: como otimizar?
Ficou interessado pela otimização para Inteligência Artificial? As principais técnicas de otimização para tornar este em um potencial novo canal de branding e aquisição para a sua empresa são as seguintes:
Criação de conteúdo orientado à resposta, não só ao clique
O foco dos conteúdos deve estar em tópicos, não apenas em palavras-chave. Isso tende a resultar em uma linguagem muito mais natural e orgânica em suas comunicações, o que também deve agradar os leitores.
Textos que respondem perguntas com profundidade saem na frente. Isso também está bastante alinhado com o conceito de Information Gain Score (IGS), métrica que indica o quão original e autêntico é um conteúdo, ou seja, quanto de “ganho de informação” ele traz sobre aquele tópico.
Vale lembrar que há vários formatos possíveis aqui: FAQs, listas, reviews detalhados, comparativos e o que mais fizer sentido para sua estratégia, a linha de comunicação do negócio e o que seus clientes procuram e valorizam.
Dados estruturados
Aqui temos uma parte mais técnica, mas que é indispensável. É a presença de dados estruturados que garante que os buscadores e os motores de Inteligência Artificial Generativa consultem com precisão informações como preço, tamanho, data de entrega, cor, capacidade e outras variáveis afins em e-commerces.
Este ponto também é bem importante para o SEO, então ajuda ambos os lados da equação.
Otimização semântica
Mesmo no SEO, foi-se o tempo em que era necessário repetir o uso de palavras-chave exatas para conseguir ranquear uma página. Você não precisa ter uma página que se chama “corte dobra laser aço inox”: uma busca por “serviço de corte a laser de aço inox” e outra por “dobra e corte de inox a laser” provavelmente levaria para o mesmo lugar, por exemplo.
Este é o conceito de otimização semântica: usar palavras complementares para explicar a mesma coisa. Isso ajuda as IAs Generativas a saberem do que se trata o conteúdo, já que há vários termos correlatos ali dentro.
O uso da semântica também ajuda na construção de autoridade para o seu site, mostrando domínio no assunto, o que é muito bom.
Atualização e novidade nos conteúdos
As IAs Generativas tendem a preferir conteúdos mais recentes e confiáveis. Por isso, mantê-los atualizados é muito importante para quem quer ser destacado nas respostas trazidas por elas.
Priorize uma estratégia de conteúdo contínuo, tanto para manter atualizados aqueles que já foram publicados quanto para ter assuntos novos sempre que possível. Se der para aliar isso com pautas quentes do seu segmento então, melhor ainda.
Presença em múltiplos canais
Esta é uma diferença mais significativa em relação ao “SEO de antigamente”. Para aumentar suas chances de posicionar no ChatGPT e em outras IAs Generativas, é importante estar presente (e ter consistência) em diferentes canais.
Blog, site, Instagram, LinkedIn, TikTok, YouTube e podcast precisam ser melhores amigos agora. Quanto mais presente e homogênea for a comunicação em todos esses canais, melhor.
É claro que você pode (e deve) adaptar a linguagem e o estilo do conteúdo de acordo com o que melhor funciona em cada canal. Porém, é a junção de todos esses esforços que trará o melhor resultado possível para ser citado.
GEO para e-commerce não é substituto do SEO, é um complemento
Se o objetivo de um e-commerce é estar na internet porque seu público está lá, a estratégia é a mesma com o Generative Engine Optimization. Com uma adoção massiva de Inteligência Artificial Generativa em nosso dia a dia, não marcar presença pode ser o início do declínio da sua presença digital.
Portanto, comece a aplicar as estratégias de GEO para e-commerce, teste, itere e otimize o quanto antes. Afinal, quem chega primeiro bebê água limpa, seja qual for o oceano em que se está navegando.
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