Gigante do e-commerce em SC é proibida de vender on-line após enxurrada de reclamações

GESTÃO

Redação

5/3/20242 min read

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Uma gigante do e-commerce em Santa Catarina está proibida de vender on-line após uma enxurrada de reclamações dos clientes. A Yeesco, com sede em Brusque, foi notificada pelo Procon municipal nesta segunda-feira (29). De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a empresa acumula 62 mil reclamações nos últimos 12 meses no site Reclame Aqui. Isso significa cerca de 170 queixas diárias. A principal delas é a não entrega e a demora nas entregas dos produtos.

Uma moradora de Itajaí contou à reportagem ter feito uma compra no site da Yeesco em dezembro de 2023, com previsão de as peças de vestuário chegarem em 30 dias. Passados quatro meses, ela ainda não recebeu as compras e nem teve retorno nas tentativas de contato com a empresa. O relato da cliente é apenas um entre vários compartilhados na internet. As redes sociais da empresa são um termômetro da situação: os comentários foram restringidos no Instagram e a maioria das reações no Facebook é negativa.

“A Yeesco possui um dos maiores sites de vendas de todo o país, mas é também um dos recordistas brasileiros de reclamações no Reclame Aqui”, informou o Procon de Brusque em nota. Conforme o órgão, a loja não poderá mais vender produtos pelo site até que cumpra com as determinações do Código de Defesa do Consumidor e Lei da Entrega. Entre elas: indicar precisamente o prazo de entrega do produto e no momento da compra, ainda que eletronicamente, entregue o documento citado no artigo 4º da Lei 15.779/2012, com as informações legalmente exigidas. Acatadas essas obrigações, a empresa pode vender normalmente.

Apesar da notificação, na tarde desta terça-feira (30), a Yeesco continuava com as vendas on-line. De acordo com o Procon, a empresa brusquense deve ser multada em R$ 10 mil por dia de descumprimento. Uma audiência presencial está marcada para 16 de maio. As lojas físicas continuam liberadas a vender.

O que diz a Yeesco

A empresa se manifestou por nota:

"Somos uma empresa brusquense, que há 4 anos vende seus produtos via e-commerce e lojas físicas. Nesse período já foram enviados mais de 2 milhões e 200 mil pedidos para todo o Brasil, e mais de 100 mil pessoas acessam nosso site todos os dias, colocando mais uma empresa brusquense em destaque nacional, sendo uma das 10 maiores plataformas de e-commerce de moda do país. Somos mais de 300 colaboradores diretos e mais de 1000 indiretos, ou seja, milhares de famílias que dependem da empresa.

A decisão do Procon é precipitada, ao não analisar o volume das reclamações em relação à quantidade de pedidos que a Yeesco realiza todos os dias. A decisão do Procon de Brusque dá prazo para que a empresa regularize alguns pontos em sua operação, como informações mais claras sobre o prazo de entrega, além das já existentes. Sendo assim, a Yeesco e o órgão conversam para caso seja necessário, a regularização dos pontos sejam realizadas.

Cabe ainda mencionar que a empresa atua como vendedora pelo meio físico e on-line, o que implica em uma cadeia de fornecedores e prestadores de serviço, como transportadoras, fornecedores de matéria-prima, serviços terceirizados para todas as áreas, e em grande parte das reclamações, as ocorrências não são por culpa da Yeesco, mas como é a empresa que efetua a venda, acaba sendo o foco da reclamação."

Fonte: NSC Total

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