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Identidade forte, conexão emocional e consistência – como colocar sua marca na mente do público
FÁTIMA BANA
Colunista
6/3/20254 min read


Por: Fátima Bana
Executiva de marketing e negócios com mais de 15 anos de experiência, Fundadora e Líder da empresa Rent a CMO. Possui experiência no Brasil, América Latina e mercado da Europa, EUA e China, sendo especialista e certificada em ESG por Harvard e Membro da Comissão de startups e scale-ups do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Mestre em Comportamento Digital de Consumo pela Universidade da Califórnia – USA e Doutoranda pelo MIT/USA, cursando PHD em Comportamento de consumo integrado a Inteligência Artificial. É ainda pós-graduada em Neuropsicologia, Especialista em Neuromarketing e Aprendizagem pela São Camilo e Einstein de São Paulo, e certificada em Neurofeedback pelo BTI Brasil.
Estima-se que existam quase 2 milhões de lojas virtuais em atividade no Brasil – segundo a pesquisa "Perfil do E-commerce Brasileiro 2023" – e em meio a um mercado tão competitivo quanto o virtual, é imprescindível criar estratégias assertivas para colocar sua marca na mente do consumidor.
Por isso, construir uma identidade forte, gerar conexão emocional e manter a consistência na comunicação são pilares cruciais para o sucesso. Uma identidade forte ajuda a marca a se destacar, a conexão emocional cria laços com os clientes e a consistência garante reconhecimento e confiança. Para exemplificar a questão, vamos utilizar a Coca-Cola, que é considerada uma das marcas mais famosas do mundo.
A Coca-Cola tem uma identidade de marca distinta, que permaneceu consistente ao longo de sua história. A tipografia em itálico e a cor vermelha brilhante são instantaneamente reconhecíveis. Tudo, desde logotipos, paletas de cores e formas de garrafas, pode ajudar a criar uma identidade de marca única.
Além da identidade de marca, a Coca-Cola também é mestre em marketing emocional, trazendo envolvimento entre ela e seu público. Suas campanhas publicitárias, muitas vezes, evocam sentimentos de felicidade, união e celebração. Alguns exemplos são: o slogan “Open Happiness” e a famosa campanha “Buy the world a Coke”, que visam criar uma conexão emocional positiva com a marca.
Ao longo dos anos, a Coca-Cola vem mantendo uma consistência notável em suas mensagens de marca e marketing. Essa consistência ajuda a criar familiaridade e credibilidade na mente dos consumidores.
Inovação é outra chave para o bom desempenho da marca, a Coca-Cola sempre inovou em produtos e em seu marketing. De embalagens ecológicas a ações publicitárias personalizadas, como a campanha "Compartilhe uma Coca-Cola", que coloca o nome de uma pessoa na lata. A marca continua a encontrar maneiras inovadoras de envolver os consumidores.
A Coca-Cola também é adepta de conectar suas marcas com eventos e momentos importantes. Por exemplo, o patrocínio de um evento esportivo como a Copa do Mundo da FIFA fortalece a presença de uma marca em momentos de celebração e camaradagem, associando ela a essas características.
Cada uma dessas estratégias contribui para a lembrança da marca na mente do consumidor, portanto, as empresas que buscam melhorar sua taxa de recall de produtos precisam construir marcas fortes e consistentes, e para isso é necessário criar conexões emocionais com os clientes, estabelecer uma presença global, continuar inovando e posicionando suas marcas em eventos importantes.
Presente em mais de 200 países, essas ações atrelado ao trabalho duro da Coca-Cola para se tornar uma marca global, garantiram a ela pessoas familiarizadas com o produto em quase todo o mundo.
É claro que aplicar a mesma estratégia de marca de corporações gigantes como a Coca-Cola a pequenas e médias empresas (SMBs) e startups pode parecer uma tarefa assustadora, mas, são apenas tamanhos diferentes e os mesmos princípios podem ser aplicados. Aqui estão alguns passos imprescindíveis para colocar em seu plano de ação:
Estabeleça uma forte identidade de marca
Uma identidade de marca clara e única é essencial, independentemente do tamanho do seu negócio. Escolha cores, logotipos e vozes de marca que representem bem o seu negócio e sejam memoráveis. Certifique-se de que todas as suas comunicações, desde seu site até seus e-mails de marketing e redes sociais mantenham essa consistência.
Marketing Emocional
Descubra o que impulsiona as emoções do seu público e como seus produtos e serviços se encaixam nelas. Não precisa ser uma produção em larga escala. Mesmo uma postagem de blog emocional ou uma história de sucesso do cliente pode criar uma conexão emocional com sua marca.
Consistência
Manter a consistência em todas as interações da marca é especialmente importante para pequenas empresas e startups. Sua marca pode não ser tão famosa quanto a Coca-Cola, entretanto, toda interação é importante. Mantenha mensagens consistentes em todas as plataformas para aumentar a conscientização.
Presença local ou de nicho
Uma presença global pode não ser alcançável, mas uma presença local e um foco de nicho podem ser igualmente eficazes. Faça seu nome em sua região e indústria, participando de eventos locais, patrocinando equipes e clubes na área que está inserido e oferecendo produtos e serviços de nichos específicos.
Inovação
Pequenas empresas e startups têm a vantagem de serem mais ágeis e inovarem mais rápido do que as grandes empresas. Usamos isso para sugerir novos produtos, serviços e campanhas de marketing.
Associação de marca
Sua empresa pode não conseguir patrocinar a Copa do Mundo, mas pode patrocinar eventos locais e webinars online, por exemplo. Descubra como conectar sua marca a momentos positivos e significativos na vida de seus clientes.
Lembre-se, construir uma marca memorável leva tempo e esforço, mas com uma estratégia clara e consistente, toda marca pode se tornar conhecida e popular, independentemente do tamanho do negócio.
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