| Canal oferecido por:

Marketplace Sem Mistério: Ana Carolina, do Magalu, Revela a Estratégia Completa para Vender com Força na Maior Vitrine do Brasil

MARKETPLACE

Redação

6/5/20254 min read

Quem já foi, sabe! Quem ainda não foi, mas, acompanha-nos pelas mídias também sabe que grandiosos palestrantes, as maiores e principais empresas e a organização mais detalhada para oferecer um estrondoso aprimoramento e crescimento a ExpoEcomm entrega com primazia.


Palestra após palestra, as mil pessoas participantes da nossa Feira em Fortaleza também se manteve assim, com o melhor para todos. E, só para variar, tivemos o privilégio de receber a gerente de Marketplace do Magalu, Ana Carolina Castro que, preparou uma verdadeira imersão no universo das vendas online via plataforma.


“Cadê o cafezinho de vocês? Eu trouxe o meu!”, iniciou com muita alegria e descontração sua palestra. Ana relatou o histórico do surgimento da empresa através de seus fundadores, as senhorea com Luísa Trajano e o senhor Pelegrino em Franca (SP) que, anos depois expandiu-se para o Magalu que se tornou um ecossistema com mais de 1.400 lojas físicas, diversas marcas incorporadas como Época Cosméticos, Netshoes, Zattine, Estante Virtual, Canaltech e outras, além de ser um dos maiores marketplaces do país.


O que é o Magalu Marketplace?


Já que falamos sobre marketplace, Ana explicou que o Magalu é sinônimo de oportunidade e sucesso. A plataforma permite que qualquer pessoa jurídica, com CNPJ, possa vender através dela. O processo é muito simples e, obviamente, todo feito online. E foi logo desmistificando várias questões e aproveitou para reiterar a todos que a empresa não exige estoque mínimo e, de maneira profissional, oferece suporte desde a ativação. Além disso, o Magalu oferece uma gama de ferramentas exclusivas e excepcionais, como o App Magalu Parceiro, que acompanha as vendas, os pedidos, o faturamento e o desempenho em tempo real das suas ações na plataforma.


Outra ferramenta diferenciada é o UniMagalu. Ana Carolina explicou que ela consiste numa plataforma educacional com cursos, apostilas, treinamentos e vídeos para capacitação dos sellers. Se conhecimento é poder, com o UniMagalu ele sai da teoria para virar prática e resultado.


Outro diferencial oferecido no Magalu é o Suporte e Central do Parceiro: um canal completo que possibilita assistência especializada para tirar dúvidas e resolver problemas operacionais e com muitas vantagens.


“Você não estão sozinho. Nós temos estrutura para ajudar do início até a escalada das vendas”, reforçou Ana.


As grandes alavancas comerciais


A gerente do Marketplace detalhou as principais estratégias que impactam diretamente na performance do seller dentro do Magalu. Vamos a eles!


Sortimento: quanto maior a variedade e profundidade de produtos, maior a relevância para o algoritmo da plataforma;


Preço competitivo: acompanhar o mercado e calcular margem com base nas taxas aplicadas pela plataforma;


Participação em campanhas promocionais: como o programa Cliente Ouro, que atinge compradores recorrentes;


Campanhas EDGE: que promovem maior visibilidade, tráfego e conversão.


Ana aproveitou também para apresentar a simulação de um comparativo apresentar entre lojas fictícias "Sueli Modas" e "Ana Modas", mostrando como uma loja com melhor estrutura, ficha técnica mais completa, boas fotos e descrição clara se destaca sobre outra que apenas cadastra produtos de forma rasa.


“Tem gente que está no marketplace, mas não está vendendo porque não organiza nem o básico. A gente entrega a vitrine, mas você precisa organizar a loja”, orientou.



Cadastro que converte: a base da performance


Para Ana, a ficha de produto é como o coração da conversão dentro do marketplace — e quando bem construída, ela é capaz de reduzir devoluções, aumentar a confiança e, o principal, impulsionar as vendas. Uma boa ficha, segundo a palestrante, deve conter:


Nome claro e completo – exemplo: "Tênis Feminino Corrida Leve Conforto 36 ao 39"


Preço competitivo e coerente com o mercado


Fotos de alta qualidade, com fundo branco e foco nos detalhes


Descrição enxuta, com linguagem clara e objetiva – tendo de 160 a 500 caracteres


Ficha técnica completa com: marca, modelo, referência, itens inclusos, cores, medidas, peso etc.


Ana Carolina trouxe também um importante alerta sobre erros comuns na plataforma: títulos confusos, descrições com erros de português, exageros promocionais como, por exemplo, “produto maravilhoso”, “melhor do mundo”, links, dados de contato, e por fim, a falta de clareza no que está sendo vendido. “Venda uma mochila, não uma promessa. Seja direto e completo.”.



Tecnologia como aliada: IA, imagens e mockups


Um dos momentos mais instigantes da palestra foi quando Ana apresentou como a Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada na geração de conteúdo visual e textual — especialmente para lojistas que não contam com equipes de design ou marketing.


Ela mostrou exemplos de mockups gerados por IA com prompts simples, vídeos de demonstração e descrições otimizadas com foco em SEO. Tudo para aumentar a conversão e diminuir o abandono do carrinho.

“Se você vende travesseiro, gere uma imagem de uma mulher dormindo bem com ele. Isso cria contexto e humaniza a venda”, ela exemplificou.


Chat: um recurso simples que vende muito


Outro diferencial que a plataforma possui e faz a diferença é o chat com o cliente. Segundo Ana, sellers que respondem ao chat tendem a vender até seis vezes mais.


“O cliente pode estar com uma dúvida simples. Responda ele, converse, chame ele pra conversão. Tenha a certeza: quem responde, vende.”.



Gestão séria, resultado concreto


Antes de encerrar sua palestra, Ana trouxe outra inspiração a todos lembrando que, por trás de cada venda bem-sucedida, há estratégia, consistência e responsabilidade.


“O marketplace é um negócio real, que exige gestão, dedicação e organização. Não é receita fácil, mas é um caminho potente. Você tem em mãos uma vitrine com milhões de acessos. Mas quem define o sucesso é você”.

Em seguida ela convidou todos para conhecerem o stand do Magalu na feira e reforçou: “A gente quer que você cresça com a gente. O Magalu não é só marketplace. É parceria”.

Leia também