Mercado Livre, Shopee e Amazon são os líderes de e-commerce no Brasil
ESTUDOS DE MERCADO
Redação
10/31/20242 min read
As dez maiores lojas virtuais do Brasil concentram 50,9% de toda a audiência no setor de e-commerce nacional, de acordo com o Relatório Setores do E-commerce da Conversion. O Mercado Livre lidera o ranking com uma participação de 13,3%, seguido pela Shopee, com 8,7%, e pela Amazon Brasil, com 7,4% de share. Entre os destaques do relatório está o iFood, que registrou um importante avanço, ultrapassando o AliExpress e ocupando a oitava posição com 3% do mercado. Esse foi o quarto mês consecutivo de crescimento da plataforma, que é a maior do setor de delivery na América Latina.
Aproximadamente 75% dos acessos aos e-commerces no Brasil são feitos pelo celular, e 53,3% desse tráfego é originado em dispositivos móveis. Os setores de artigos infantis e de presentes & flores são os que mais se destacam no uso de dispositivos móveis, com 83,5% e 76,1% de acesso, respectivamente. O acesso via aplicativos representa 22,1% do total, liderado pelas categorias de comidas & bebidas e produtos importados, com 41,2% e 39,9% de seus acessos via apps. No caso do desktop, o principal canal de entrada é o tráfego direto (50,3%), seguido pelo tráfego de busca orgânica (26,5%) e de busca paga (17,6%).
Setor de turismo avança no ranking
O setor de turismo mostrou o maior crescimento, impulsionado pelo Airbnb. Após um impacto negativo com o fim das férias, o setor registrou um aumento de 6,4% em setembro. O Airbnb, com um crescimento de 21,3% em acessos entre agosto e setembro, alcançou a terceira posição no Top 10 de turismo, sendo este o sexto mês seguido de crescimento da empresa. Booking.com e Latam completam o Top 3 do setor.
O Airbnb também entrou no Top 20 dos maiores e-commerces do Brasil, ocupando a 17ª posição. A Apple e a Latam também ingressaram na lista dos vinte maiores, ocupando as 20ª e 16ª posições, respectivamente. No Top 30, as novidades foram Carrefour e MadeiraMadeira.
O segmento de itens automotivos foi o segundo com maior crescimento, destacando-se a Dpaschoal, que cresceu 17% e assumiu a segunda posição no seu nicho. Analisando o crescimento anual, o site teve um aumento expressivo de 98,6% desde setembro de 2023.
Informações de Mercado&Tech.