Preços serão mais acirrados na Black Friday 2024
MARKETING
Redação
11/3/20233 min read
A Black Friday se aproxima e, como de costume, estudos recentes lançam luz sobre as tendências e estratégias de vendas para esta data especial. A pesquisa intitulada "Do desejo à compra: o comportamento do consumidor na Black Friday," conduzida pela Macfor, oferece valiosos insights para empresas que planejam participar do evento. Publicada recentemente no portal "Ecommerce Brasil", a pesquisa destaca a importância de preços competitivos.
De acordo com a pesquisa, 24% das pessoas que planejam realizar compras na Black Friday começam a pesquisar os preços dos produtos de seu interesse seis meses ou mais antes do evento, enquanto 23% iniciam suas pesquisas três meses antes. Outros 19% começam a busca um mês antes, e 14% antecipam-se apenas algumas semanas antes. Apenas 20% dos consumidores não monitoram os preços relacionados à data, conforme revelado no estudo da Macfor.
Desistência de Compras na Black Friday: O estudo também analisou os motivos pelos quais as pessoas desistem de suas compras na Black Friday. De acordo com a pesquisa, a curva de busca pelo termo "Black Friday" vem diminuindo desde 2019, com uma queda de 14,94% entre 2021 e 2022. Os principais motivos citados incluem a falta de descontos ideais (44%), a situação financeira de pessoas que precisam economizar (22%), a ausência de descontos nos produtos desejados (13%), a necessidade de frete mais baixo (11%), e outros fatores (10%).
Em contrapartida, o Google relata um aumento de 24% nas buscas relacionadas à Black Friday em comparação ao ano anterior. Além disso, o valor do frete se destacou como um dos cinco aspectos mais relevantes para os consumidores ao decidirem onde fazer suas compras.
Compras Pessoais: A pesquisa Macfor revela que a Black Friday é vista como uma oportunidade de autorrecompensa, com 85% das pessoas planejando adquirir algo para si mesmas. Além disso, 37% comprarão presentes para seus namorados(as) ou cônjuges, 36% para seus pais, 25% para seus filhos, 22% para outros membros da família e 22% para amigos (em opções passíveis de múltipla escolha).
Entre os participantes da pesquisa, 56% manifestaram a intenção de comprar na Black Friday, embora nem sempre concretizem essa intenção. Há também aqueles que gastam consistentemente todos os anos no evento (33%) e os que nunca compraram na Black Friday, mas planejam fazê-lo em 2023 (8%). Apenas 4% afirmaram que nunca compraram e não têm intenção de fazê-lo.
Produtos de Maior Valor e Marketplaces: Durante a Black Friday, a preferência recai sobre produtos de maior valor agregado, como smartphones, e as compras em marketplaces são a escolha predominante. O estudo sugere que os descontos tendem a ser mais agressivos nesses ambientes, com uma ampla variedade de produtos disponíveis. Amazon, Netshoes e Mercado Livre se destacam como os marketplaces mais pesquisados.
O ticket médio para a data é notável, com 41% dos consumidores planejando gastar acima de R$ 800 em suas compras, incluindo 23% que gastarão acima de R$ 1.000. Apenas 16% pretendem gastar até R$ 100.
Categorias de Produtos Mais Buscadas: Entre as categorias de produtos mais procuradas, moda e acessórios lideram com 27% das intenções de compra, seguidas por eletrônicos e eletrodomésticos (20%), móveis e decoração (20%), livros e papelaria (18%), beleza e saúde (15%), e alimentos e bebidas (11%).
Meios de Compra e Pagamentos: A preferência digital continua sendo a escolha da maioria, com 50% dos consumidores optando por compras online, enquanto 18% escolherão lojas físicas e 32% seguirão apenas as melhores promoções, independentemente do canal. Quanto aos métodos de pagamento, os dados revelam:
70% cartão de crédito;
56% Pix;
37% cartão de débito;
33% dinheiro;
18% boleto.
Para acessar o estudo completo, clique aqui.
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