Preços serão mais acirrados na Black Friday 2024
MARKETING
Redação
11/3/20233 min read
A Black Friday se aproxima e, como de costume, estudos recentes lançam luz sobre as tendências e estratégias de vendas para esta data especial. A pesquisa intitulada "Do desejo à compra: o comportamento do consumidor na Black Friday," conduzida pela Macfor, oferece valiosos insights para empresas que planejam participar do evento. Publicada recentemente no portal "Ecommerce Brasil", a pesquisa destaca a importância de preços competitivos.
De acordo com a pesquisa, 24% das pessoas que planejam realizar compras na Black Friday começam a pesquisar os preços dos produtos de seu interesse seis meses ou mais antes do evento, enquanto 23% iniciam suas pesquisas três meses antes. Outros 19% começam a busca um mês antes, e 14% antecipam-se apenas algumas semanas antes. Apenas 20% dos consumidores não monitoram os preços relacionados à data, conforme revelado no estudo da Macfor.
Desistência de Compras na Black Friday: O estudo também analisou os motivos pelos quais as pessoas desistem de suas compras na Black Friday. De acordo com a pesquisa, a curva de busca pelo termo "Black Friday" vem diminuindo desde 2019, com uma queda de 14,94% entre 2021 e 2022. Os principais motivos citados incluem a falta de descontos ideais (44%), a situação financeira de pessoas que precisam economizar (22%), a ausência de descontos nos produtos desejados (13%), a necessidade de frete mais baixo (11%), e outros fatores (10%).
Em contrapartida, o Google relata um aumento de 24% nas buscas relacionadas à Black Friday em comparação ao ano anterior. Além disso, o valor do frete se destacou como um dos cinco aspectos mais relevantes para os consumidores ao decidirem onde fazer suas compras.
Compras Pessoais: A pesquisa Macfor revela que a Black Friday é vista como uma oportunidade de autorrecompensa, com 85% das pessoas planejando adquirir algo para si mesmas. Além disso, 37% comprarão presentes para seus namorados(as) ou cônjuges, 36% para seus pais, 25% para seus filhos, 22% para outros membros da família e 22% para amigos (em opções passíveis de múltipla escolha).
Entre os participantes da pesquisa, 56% manifestaram a intenção de comprar na Black Friday, embora nem sempre concretizem essa intenção. Há também aqueles que gastam consistentemente todos os anos no evento (33%) e os que nunca compraram na Black Friday, mas planejam fazê-lo em 2023 (8%). Apenas 4% afirmaram que nunca compraram e não têm intenção de fazê-lo.
Produtos de Maior Valor e Marketplaces: Durante a Black Friday, a preferência recai sobre produtos de maior valor agregado, como smartphones, e as compras em marketplaces são a escolha predominante. O estudo sugere que os descontos tendem a ser mais agressivos nesses ambientes, com uma ampla variedade de produtos disponíveis. Amazon, Netshoes e Mercado Livre se destacam como os marketplaces mais pesquisados.
O ticket médio para a data é notável, com 41% dos consumidores planejando gastar acima de R$ 800 em suas compras, incluindo 23% que gastarão acima de R$ 1.000. Apenas 16% pretendem gastar até R$ 100.
Categorias de Produtos Mais Buscadas: Entre as categorias de produtos mais procuradas, moda e acessórios lideram com 27% das intenções de compra, seguidas por eletrônicos e eletrodomésticos (20%), móveis e decoração (20%), livros e papelaria (18%), beleza e saúde (15%), e alimentos e bebidas (11%).
Meios de Compra e Pagamentos: A preferência digital continua sendo a escolha da maioria, com 50% dos consumidores optando por compras online, enquanto 18% escolherão lojas físicas e 32% seguirão apenas as melhores promoções, independentemente do canal. Quanto aos métodos de pagamento, os dados revelam:
70% cartão de crédito;
56% Pix;
37% cartão de débito;
33% dinheiro;
18% boleto.
Para acessar o estudo completo, clique aqui.
Leia também
CNPJ 22.141.431.0001/00
Apoio Institucional


Automação Marketing


CRM


Consultoria Tributária


Pagamentos


SEO


Logística


Financeiro


Software Gestão


Contabilidade


Importador


Tecnologia


CRM


Dados e Automação


Pagamentos


Soluções em Frete


Pagamentos


Agência


Logística
EXPOSITOR


Marketplace


Busca Inteligente


Logística
DESTAQUE
OFERECIMENTO


Plataforma


ERP


Plataforma


Contabilidade


CRM Atendimento


Agência


SEO




Plataforma
Tecnologia




Agência
ERP


Logística






Plataforma
Ensino
Agência


Marketplace






CRM Atendimento
ERP
Integrador


Agência


Afiliados
Consultoria




Integrações SAP


Assessoria em Comércio Exterior


Integrador


Consultoria


Logística


Pagamentos


Posta Já








Antifraude
Agência
Plataforma
Integrador






CRM WhatsApp
Plataforma
Logística


Provador Virtual




Tecnologia
Agência




Software logístico
Software Gestão




Ensino
ERP
Agência
Agência
Gestão
Chatbot








Agência
Agência
Pagamentos
Plataforma








Software logístico
Agência






Assessoria


Marketplace






Agência
Agência
Consultoria