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Seis Estados brasileiros têm consumo acima da média nacional, aponta estudo
ESTUDOS DE MERCADO
Redação
4/10/20252 min read


Uma pesquisa divulgada em março de 2025 pela Futura Inteligência revelou que os consumidores do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina se destacam pelo alto poder de compra, principalmente nos setores de supermercados e e-commerce.
De acordo com o levantamento — realizado com 9.800 entrevistas em todo o país — o gasto médio mensal com supermercados nesses seis Estados chega a R$ 999,80, valor 12% superior à média nacional, que é de R$ 894,10. No tradicional eixo Minas-Rio-São Paulo, por exemplo, a média registrada foi de R$ 882,50.
Batizados de “Onças Brasileiras” pelos pesquisadores por seu potencial econômico crescente, esses Estados também lideram as compras online: 22,9% dos entrevistados afirmaram realizar compras digitais todos os meses, superando a média nacional de 18,5%.
“Esses números revelam um comportamento de consumo distinto, marcado por maior poder aquisitivo e uma frequência mais elevada nas compras”, explicou Paula Orrico, head de dados da Apex Partners, que conduziu o estudo em parceria com a Futura Inteligência.
Além disso, a ida ao supermercado é mais frequente: 38,8% dos moradores desses Estados fazem compras entre uma e duas vezes por semana, enquanto no restante do país predomina o hábito de comprar mensalmente. “Há um padrão de consumo que envolve mais recorrência e, possivelmente, maior exigência com qualidade e variedade”, apontou José Luiz Orrico, diretor técnico da Futura Inteligência.
Outro destaque é o nível de satisfação com as entregas de compras feitas online. Nesses Estados, 92,9% dos consumidores avaliaram positivamente os prazos de entrega, acima da média nacional, que ficou em 89,9%.
Mais carros, mais gastos com mobilidade
O estudo também apontou que 55,8% dos moradores dos seis Estados possuem pelo menos um carro — índice bem acima da média nacional de 38,1%, e do eixo Minas-Rio-São Paulo, com 38,7%.
Esse maior grau de motorização se reflete nos gastos: a média mensal com mobilidade nesses locais é de R$ 322,70, quase 30% a mais que a média nacional, de R$ 250,60.
“O automóvel é o principal meio de transporte nessas regiões, o que contribui para custos mais altos com deslocamentos”, destacou Orlando Caliman, diretor econômico da Apex Partners.
Quem compra onde — e o quê?
O levantamento traçou ainda o perfil de consumo dos brasileiros. As compras online são mais comuns entre homens com menos de 44 anos, maior escolaridade e renda acima de dois salários mínimos. Já as lojas físicas são mais frequentadas por mulheres com mais de 45 anos, escolaridade mais baixa e renda de até dois salários mínimos.
Entre os produtos mais adquiridos pela internet estão:
Vestuário e calçados (39,6%)
Artigos para casa (18,6%)
Eletrônicos (13,9%)
A pesquisa foi feita entre fevereiro e março de 2025, por telefone, e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
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