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SEO para e-commerce: tendências, técnicas e estratégias para vender mais (e melhor)

FELIPE BAZON

Colunista

7/26/20255 min read

Por: Felipe Bazon

CSO (Chief SEO Officer) da agência de SEO Hedgehog Digital, Bazon atua no mercado de SEO desde 2006 e já liderou inúmeros projetos de SEO em empresas do Brasil, EUA, Reino Unido, Europa até na Austrália. Além de gestor, Bazon é Palestrante Internacional, sendo o primeiro e único Brasileiro a palestrar no palco principal do BrightonSEO e no SEontheBeach na Espanha. No Brasil, RD Summit, Digitalks, Fórum do E-commerce Brasil e SEO Summit são eventos onde você com certeza já viu ou poderá ver suas palestras.

O SEO para e-commerce nunca foi tão necessário quanto é hoje em dia. Continue a leitura para aprender o que você precisa saber para desfrutar dos benefícios deste canal orgânico de aquisição.

Não é novidade falar sobre SEO para e-commerce. Afinal, marcas fazem isso há décadas para atrair consumidores para seus sites. Porém, se isso já era importante nesta época, hoje é muito mais – e isso também tem a ver com a maior invenção desde a internet: a inteligência artificial.

Neste conteúdo, você vai entender como o SEO pode (e deve) ser um aliado para vendas e autoridade; qual é a diferença e a complementaridade entre tráfego pago e orgânico; e como começar hoje mesmo a implementar alguns ajustes que podem fazer toda a diferença em suas estratégias de aquisição.

A influência do SEO em cada etapa do funil de vendas

O conceito de funil de vendas é clássico e traz uma boa metáfora.

Em suma, considere que o topo do funil tem todas as pessoas que se conectam com a sua marca de alguma forma e que, ao final do funil, está a tão desejada conversão – ou seja, a compra.

Tal qual acontece com o funil que você deve ter em sua cozinha, o fundo é muito menor. Isso acontece porque, pensando em SEO para e-commerce, só cruza todo o trajeto e chega ao final quem realmente compra o que você tem a oferecer. Este é o grande objetivo.

O interesse das pessoas que estão em cada etapa do funil são diferentes, já que as objeções mudam. Felizmente, o SEO pode atuar em todas elas – e aqui vão algumas sugestões para aplicar em seu negócio:

  • Topo de funil (TOFU, ou Top of Funnel): conteúdo educativo (em blogs ou nas páginas de produtos) e palavras-chave de cauda longa (“tênis Nike para corrida com amortecedor” ao invés de “tênis para corrida”, por exemplo).

  • Meio do funil (MOFU, ou Middle of Funnel: páginas de categoria otimizadas, reviews e comparações entre produtos similares.

  • Fundo do funil (BOFU, ou Bottom of Funnel): páginas de produto, avaliações de confiança dos usuários e FAQs (perguntas mais comuns).

Tudo isso só compactua com uma coisa: SEO, no final das contas, é sobre entregar uma melhor experiência para o cliente. Isso excede qualquer atualização de algoritmo que possa existir.

Técnicas práticas para destacar produtos e categorias no SEO para e-commerce

Quem não quer reduzir o CAC do seu e-commerce, que atire a primeira pedra. Afinal, trazer tráfego qualificado e gratuito a longo prazo, ter conteúdo evergreen que continua gerando receita e diminuir a dependência de Meta Ads e Google Ads são propostas bastante tentadoras.

Se quiser começar a implementar SEO para e-commerce, as seguintes dicas podem ajudar:

  • Otimize suas páginas de categoria. Tenha headings claros, descrições únicas que reforcem o valor agregado de cada produto e filtros facetados que facilitem a navegação e comparação por parte dos usuários.

  • Seja cuidadoso e detalhista nas páginas de produto. Elas devem conter título, descrição, imagens otimizadas e rich snippets com dados estruturados – o Googlebot e os demais crawlers gostam de informações bem organizadas.

  • Reviews de usuários e perguntas frequentes: não importa se você vende calçados, móveis, celulares ou doces importados, sempre há uma pessoa do outro lado que quer ter sua confiança conquistada. Provas sociais são gatilhos mentais muito valiosos e respostas a perguntas frequentes também podem ajudar no contorno de objeções.

  • Invista em uma navegação mobile-first e tenha bons Core Web Vitals. Primeiro a excelência no mobile, depois no desktop. Junto com isso, otimize seu LCP (Largest Contentful Paint), FID (First Input Delay) e CLS (Cumulative Layout Shift) – em outras palavras, uma experiência de navegação que seja rápida e eficaz.

Para testar na prática, imagine uma busca que seu cliente faria (suponhamos aqui que seja “sabonete líquido natural para pele oleosa”). Sua página responde com qualidade a esta busca? Se não, você já sabe por onde começar.

E-commerce de nicho e produtos exclusivos: como fazer SEO?

Embora seja um cenário mais específico, vale a pena também pincelar as técnicas de SEO para lojas virtuais de nicho e com produtos que fogem do “varejão”.

Felizmente, nunca houve tanta oportunidade de ter sucesso com comércios de nicho como hoje. Afinal, com tanta gente conectada, conteúdo gerado por usuários e comunidades nas redes sociais, é só questão de tempo até encontrar o público certo.

As seguintes recomendações podem te ajudar nesta trajetória:

  • Invista em palavras-chave long-tail (cauda longa) de alta intenção – no nicho, ser específico é o caminho.

  • Crie conteúdos educativos. Instruir e orientar o público sobre o que você vende é uma batalha necessária neste mercado.

  • Garanta uma UX bem limpa e acessível, já que isso ajuda no ranqueamento das páginas – lembre-se: melhores experiências são valorizadas pelos buscadores.

Quando falamos sobre nicho (e, portanto, públicos menores), mais vale ter 100 acessos muito qualificados do que 3.000 acessos com baixa relevância.

Quem não investe em SEO no seu e-commerce pode estar no cativeiro do tráfego pago

O objetivo deste conteúdo não é demonizar o Google Ads, Meta Ads ou qualquer outro canal de aquisição via mídia paga, muito pelo contrário. Sua relevância é mais do que conhecida para vender pela internet. Porém, fato é que se você para de pagar essa conta, o canal é desligado.

Por isso, investir no SEO para e-commerce é uma estratégia inteligente para quem deseja conquistar sua “alforria dos anúncios” ao mesmo tempo em que se mostra relevante também para o novo mundo das IAs, que crescem em relevância a cada dia. Acompanhe as tendências, não fique para trás e aproveite todo o potencial que a otimização orgânica tem a oferecer.

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