| Canal oferecido por:

Shein, Renner e C&A lideram ranking das marcas mais desejadas na moda em janeiro

ESTUDOS DE MERCADO

Redação

2/21/20252 min read

O desejo dos consumidores por itens de moda e acessórios segue forte em janeiro, representando 20% das intenções de compra, segundo o índice da Buzzmonitor. A análise, que considerou 587.119 publicações no X e no Bluesky entre 1º e 31 de janeiro de 2025, apontou a Shein como a marca mais desejada (25%), seguida por Renner (20%) e C&A (15%). Outras marcas de destaque foram Nike (12%) e Adidas (10%).

Roupas e acessórios dominam a preferência dos consumidores

Dentro da categoria de moda, camisetas foram os itens mais mencionados (30%), seguidos por bolsas (20%), vestidos (15%), tênis (12%) e calças (8%). Apesar da moda ter mantido a liderança pelo quarto mês consecutivo, a categoria apresentou uma queda de cinco pontos percentuais em relação a dezembro de 2024.

Eletrônicos e materiais escolares também se destacam

A categoria de eletrônicos manteve-se estável na segunda posição, com 15% das menções. Os produtos mais desejados foram celulares (40%), fones de ouvido (27%) e notebooks (10%). Entre as marcas mais citadas, a Apple lidera (8%), seguida por Acer (6%), Xiaomi (6%), LG (4%) e Sony (2%).

Com a volta às aulas, materiais escolares entraram no top 10 das categorias mais desejadas, ocupando a terceira posição. Mochilas foram os itens mais mencionados (12%), seguidas por cadernos (20%) e canetas (15%). No ranking das marcas, a Amazon lidera (18%), com Shopee (9%) e Faber-Castell (3%) também em destaque.

Cosméticos, alimentos e artigos para o lar em ascensão

A categoria de cosméticos e produtos de beleza subiu duas posições, alcançando o quarto lugar com 10% das menções. Sabonetes foram os produtos mais desejados (28%), seguidos por hidratantes (24%) e esmaltes (14%). Entre as marcas mais citadas, Natura e MAC dividiram a liderança (17% cada), enquanto a Avon estreou no ranking com 6%.

No segmento de alimentos e bebidas, que ficou em quinto lugar (8%), café (22%) e chocolate (14%) lideraram as menções. Coca-Cola (8%) e Red Bull (2%) foram as marcas mais mencionadas.

Já artigos para o lar cresceram quatro posições e alcançaram a sexta colocação (7%), impulsionados por colchões (19%) e sofás (15%). Amazon (36%) e Shopee (28%) foram os principais varejistas citados pelos consumidores.

Outras categorias relevantes

Livros perderam três posições, caindo para o sétimo lugar (6%). Turismo e viagens apareceram em oitavo (5%), com passagens e hospedagens entre os itens mais mencionados. Fitness e suplementos retornaram ao ranking na nona posição (4%), com whey protein representando 85% das menções. Fechando o top 10, a categoria de videogames obteve 2% das intenções de compra, com Xbox (31%) e PlayStation (13%) entre as marcas mais citadas.

O estudo da Buzzmonitor reflete as tendências de consumo e o comportamento dos brasileiros no início do ano, apontando para um mercado dinâmico e com oportunidades estratégicas para as marcas e varejistas que buscam atender às expectativas dos consumidores em 2025.

Leia também