Tendência "dupe" pode desafiar varejistas de moda, aponta XP

GESTÃOBRANDING

Redação

9/9/20241 min read

man and woman in white-and-gray force majeure-printed crew-neck t-shirts standing near gray concrete wall
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A tendência "dupe", abreviação de "duplicate", vem ganhando destaque e, de acordo com a XP Investimentos, merece atenção nos próximos meses. Essa moda consiste em roupas que seguem o estilo de marcas premium, mas são oferecidas a preços mais acessíveis em plataformas de e-commerce internacionais. No entanto, essa nova onda pode impactar a demanda de vestuário, especialmente para empresas focadas no público de renda baixa e média.

Os analistas da XP explicam que, diferentemente de produtos falsificados, os "dupes" não trazem marcas estampadas; o foco está no design, não nos logotipos. A tendência tem conquistado a Geração Z, impulsionada principalmente pelo TikTok, onde o termo já aparece em mais de 500 mil vídeos, acumulando 6 bilhões de visualizações.

Uma pesquisa da Morning Consult em parceria com a CNBC revela que a principal razão para o aumento do interesse nos "dupes" é a economia, com 70% dos consumidores buscando alternativas mais baratas. No Brasil, há vendedores oferecendo peças inspiradas em marcas como Farm e Zara em plataformas como AliExpress e Shein, a preços significativamente mais baixos.

Apesar disso, a XP acredita que a recente aprovação do imposto de importação para compras internacionais pode reduzir esse risco. As grandes lojas de departamento no Brasil já estão reagindo, investindo em melhorias na experiência do cliente (UX), programas de fidelidade e crédito, além de diversificar seu portfólio de produtos.

Embora a tendência "dupe" possa afastar parte dos consumidores das varejistas tradicionais devido ao preço mais competitivo e ao design similar, a XP avalia que esse risco é limitado. O impacto será maior entre consumidores aspiracionais, mas os clientes mais leais devem continuar a preferir as marcas estabelecidas.

Fonte: Ecommerce Brasil

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