Tendências de Presentes Natalinos: Moda e Acessórios no Topo da Lista, Revela Pesquisa da MField para o Ecommerce Brasil.

GESTÃO

Redação

12/17/20232 min read

gift box lot
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À medida que o Natal se aproxima, a ansiedade em torno da escolha dos presentes aumenta significativamente. Visando descobrir as preferências dos consumidores para o ano de 2023, a MField conduziu uma pesquisa, publicada pelo Ecommerce Brasil, destacando as opções mais relevantes de presentes natalinos no Brasil. Os resultados revelaram que, mesmo com um ticket médio modesto, cerca de 74% dos entrevistados têm a intenção de investir em presentes durante a temporada festiva.

A pesquisa envolveu aproximadamente 1.700 participantes, com mais da metade sendo mulheres, predominantemente na faixa etária de 25 a 35 anos e, em sua maioria, residentes da região sudeste do país, totalizando 49,18%.

Quando questionados sobre quem receberá os presentes mais caros no Natal, as mães lideraram as respostas com 28,3%, seguidas pelos cônjuges com 18%. No que diz respeito aos agraciados com mimos, novamente as mães ocuparam o primeiro lugar com 51%, seguidas pelos pais (32,1%) e irmãos (31,1%).

Em relação ao período de pesquisa de preços, mais da metade dos entrevistados (52%) começa a busca um mês antes, enquanto 21,8% preferem deixar para a última hora.

Itens Mais Procurados:

  • Moda e Acessórios – 42,1%

  • Cosméticos – 27,5%

  • Calçados – 26,1%

  • Brinquedos – 25,6%

  • Eletrônicos – 18,5%

  • Smartphones – 6,9%

  • Turismo e Viagens – 6,8%

Fatores Influenciadores nas Compras:

  • Descontos – 90%

  • Confiança na loja/marca – 54,2%

  • Frete grátis – 38,3%

  • Prazo de entrega – 31,5%

  • Variedade de produtos – 20,3%

  • Flexibilidade de pagamento – 18,6%

  • Facilidade de devolução ou troca – 10,2%

Ticket-Médio dos Presentes:

  • Entre R$ 51 e R$ 100 – 29,7%

  • Entre R$ 101 e R$ 200 – 20,6%

  • Até R$ 50 – 14,7%

  • Sem valores definidos – 11,5%

  • Entre R$ 201 e R$ 400 – 7,3%

  • Mais de R$ 401 – 5,4%

As formas de pagamento mais utilizadas serão o cartão de crédito (71,6%), PIX (54,5%), cartão de débito (37%) e dinheiro (17,8%).

Principais Canais de Compra: A internet se destaca como o principal canal de compra, abrangendo 94,7%, sendo o Instagram líder na busca por promoções, evidenciando o papel crucial dos influenciadores nas decisões de compra.

Além das redes sociais, os marketplaces mais mencionados foram: Amazon (60,6%), Shopee (36,7%), Mercado Livre (34,3%), Shein (26%), Magazine Luiza (22,2%), Americanas (18,5%) e Casas Bahia (8,7%).

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