TikTok Investe no E-commerce, mas Crescem Reclamações de Usuários

TRÁFEGO PAGO

Redação

8/7/20242 min read

person holding black android smartphone
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O TikTok está cada vez mais focado em compras e e-commerce. Com uma estratégia agressiva para atrair usuários, a gigante chinesa já possui o TikTok Shop há mais de um ano, oferecendo descontos significativos para novos usuários. Parte da abordagem inclui influenciadores, live commerce e outras formas de impulsionamento em vendas. No entanto, parte da audiência ainda não se adaptou a essas mudanças.

Recursos como compras, transmissões ao vivo e a aba dedicada ao comércio estão incomodando alguns usuários. As principais queixas são de que o aplicativo está mudando, afastando-se de sua essência de vídeos de dança e comédia, tornando-se um “shopping center”.

Apesar de não tomar partido e afastar, conscientemente, usuários que ainda não se adaptaram, o futuro do TikTok permanece incerto.

Resultados

Analistas de e-commerce, parceiros do TikTok Shop, comerciantes e criadores apontam que a aba de compras está crescendo nos EUA e gerando vendas significativas para algumas marcas. Por outro lado, dados de terceiros e depoimentos de parceiros mostram opiniões mistas.

Os consumidores estão gastando mais no TikTok do que no início do ano, o que é positivo. Segundo a Earnest Analytics, em média, usuários dos EUA que compraram no TikTok Shop gastaram cerca de $67 entre meados de junho e meados de julho, comparado aos quase $54 gastos em janeiro.

Outro ponto positivo é a retenção de usuários. Desde o lançamento, o TikTok Shop teve uma taxa média de recompra mais alta do que qualquer outra grande plataforma de e-commerce, exceto a Amazon, segundo a Earnest. O TikTok Shop também mostra forte impulso em regiões fora dos EUA, como o Sudeste Asiático, que já abraçaram mais o social shopping. No entanto, seu sucesso futuro nos EUA ainda não está garantido.

A plataforma de rastreamento de pedidos Route observou um crescimento modesto de 35% nos pedidos globais no TikTok Shop entre janeiro e junho. Em comparação, os pedidos da Shein cresceram 63% no mesmo período.

Dúvidas

Por outro lado, as vendas de produtos no TikTok frequentemente dependem de vídeos virais de influenciadores, que são imprevisíveis. Isso torna a plataforma difícil de ser adotada por grandes marcas que querem prever a receita potencial com antecedência. Para pequenos vendedores que lucraram com vídeos virais, os bons tempos nem sempre duraram.

As tendências no TikTok nem sempre garantem vendas na plataforma. Às vezes, os usuários clicam para comprar produtos que veem em vídeos em outros sites, em vez de finalizar a compra através do carrinho do TikTok, segundo parceiros do Shop.

“Realmente não é uma plataforma para quem pensa ‘Vou vir aqui, viralizar e fazer muitas vendas'”, disse Nicole Rechtszaid, cofundadora da empresa de comércio social Ghost Agency, parceira do TikTok Shop, ao Business Insider.

O espaço que mais empolga na plataforma é o live shopping, que pode ser uma grande oportunidade para o TikTok se seguir a mesma trajetória dos aplicativos na Ásia, onde compradores e influenciadores abraçaram o formato.

Fonte: E-commerce Brasil

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