| Canal oferecido por:

TikTok Shop chega ao Brasil em maio com vantagens para sellers e reforça expansão global

MARKETPLACE

Redação

3/27/20252 min read

O TikTok Shop, plataforma de compras integrada à rede social chinesa TikTok, iniciará suas operações no Brasil em maio. Em seu lançamento, a plataforma não cobrará comissão dos vendedores, oferecendo uma vantagem competitiva para atrair parceiros locais. A meta inicial é contar com pouco mais de mil vendedores já ativos no momento em que a operação for ao ar.

Estratégia inicial no Brasil

A gestão das operações brasileiras será integrada ao ecossistema já estabelecido no México, com critérios semelhantes adotados para seleção dos primeiros vendedores. Inicialmente, somente empresas registradas no país poderão participar da plataforma, porém, futuramente, o TikTok Shop planeja permitir também a entrada de vendedores independentes.

Expansão global acelerada

Além do Brasil, o TikTok Shop continua ampliando sua presença internacional. No Japão, a plataforma será lançada em junho, abrangendo lojas corporativas e individuais, com expectativa de destaque para produtos de beleza, skincare e pets.

A expansão na Europa também segue forte, com operações iniciadas na Alemanha, França e Itália. Espanha e Irlanda já receberam a aba de compras, porém ainda restrita a vendedores selecionados e usuários específicos.

Resultados e desafios internacionais

Em 2024, o TikTok Shop movimentou mais de US$ 40 bilhões globalmente, impulsionado principalmente pelo desempenho expressivo no Sudeste Asiático. Nos Estados Unidos, o desempenho ficou abaixo das expectativas, representando um grande desafio estratégico.

Para 2025, a plataforma estabeleceu uma meta ousada de crescimento de quase 100% em nível global, com destaque especial para o mercado norte-americano, onde a projeção é atingir cerca de 200% de crescimento. Essa estratégia depende, no entanto, da permanência do TikTok nos EUA. Caso isso não aconteça, o foco principal será direcionado ao Sudeste Asiático, atualmente a região mais relevante para a operação global do TikTok Shop.

A entrada do TikTok Shop no Brasil reforça a crescente competitividade no mercado nacional de e-commerce, intensificando a transformação digital e oferecendo novas oportunidades para o varejo brasileiro.

Leia também